quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

16 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Palomo - amigo italiano de Altamira, considerado como um afilhado
Acervo CD APV

PÁGINA 217

16-12-44-Sabado – 32f.F.H.B.V_ 7 ½ breakfast: óvos – Tudo calmo _ miss Debson sofreu 1 acidente hontem à noite (ferimentos leves na testa e nariz) Deitei-me novate; nisto bateram á porta e com surpresa era o Palomo – pulei da cama e fomos conversar lá fóra porq. as colegas dormiam – ela está abatido barbado _ diz q. tem sofrido muito (frio e fôme) e tem me procurado por todos os cantos; só agora me encontrou. Trouxe-me 1 carta de Nenê de 13 Setembro – mostrou-me cartas dela e do Gomes e tambem postaes – Está com muita tosse e prometi arranjar-lhe 1 remédio – Animei-o e vou insistir na sua transferencia junto ao Cel Borba – ele serve no I R.I. C.P.P.II em Borgo Capanni) sob o nº4353 tendo por superiores Cel Caiado de Castro e Capt. Celestino Nunes de Oliveira _ (o Gomes se chama: Manoel Teixeira Gomes) Ficou de voltar amanhã para apanhar seus cigarros, remedio e umas cositas pª comer que prometi. Desci pª o almoço – tinha 1 medico com fratura no pulso (comanda o seu posto avançado de saude). Almoço 12hs nada q. fazer – o qto escuro – deitei-me – ás 14hs remexi tudo –

 


PÁGINA 218

separei sabonetes para sabonetes para o cosinheiro Mario e seus auxiliares, no batalhão saúde, pasta dente pª o Santos; docê leite – sardinha, amendoim, biscoitos, material pª barba, doces sêcos, cigarros e fosforo, para Palomo. Tomei banho – Dei a calcinha q. recebi hontem pª presente Natal de Alma _ Chegou a Pina ás voltas com uniformes _deu-me 1 lindo paninho de mesa em linho branco, bordado em cores – Dei-lhe muitas cousas – Ambas contentes – as colegas tbem gostam dela – Está triste porq. 1 americano roubou-lhe a galinha do Natal (q. pena!). Levou muitas costuras nossas. Conversei com ela sobre certas cousas: como fazer café americano etc Quando descia pª o jantar o Dr. Breno deu-me finalmente 1 jaqueta de soldado pª eu fazer 1 blusa do uniforme. Ás 16hs,30 jantar – bom _ Fumaça artificial em Porreta – Depois recortei do “Globo Exp” uma mensagem pª mim de minha sogra e   Jonjóca (enviam 1 certa de Natal pª mim) Só isto me satisfaz. Terminei meu horario ás 16hs sem nada fazer.Tambem ando com a doença do sono... Chegou ferido brasileiro qdo voltava pª o qto – belo moreno, gemendo um pouco – do II Bdp 6º R.I _ Estou só no qto, que socêgo – escrevo estas linhas e tambem 1 cartinha pª CAE.F.E. Está muito frio_

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

16-12-44-sábado: 7,30’ breakfast: ovos. Tudo calmo. Miss Debson sofreu um acidente ontem à noite (ferimentos leves na testa e nariz). Deitei-me novamente; nisto bateram à porta e com surpresa era o Palomo – pulei da cama e fomos conversar lá fora porque as colegas dormiam. Ele está abatido, barbado- diz que tem sofrido muito (frio e fome) e tem me procurado por todos os cantos; só agora me encontrou. Trouxe-me a carta de Nenê de 13 Setembro– mostrou-me cartas dela e do Gomes (Manoel Teixeira Gomes) e também postais. Está com muita tosse e, prometi arranjar-lhe um remédio. Animei-o e vou insistir na sua transferência junto ao Cel. Borba – ele serve no I.R.I.- C.P.P.II em Borgo Capanni sob o nº4353, tendo por superiores Cel. Caiado de Castro e Capt. Celestino Nunes de Oliveira. Ficou de voltar amanhã para apanhar seus cigarros, remédio e umas coisitas para comer que prometi. Desci – tinha um médico com fratura no pulso (comanda o seu posto avançado de saúde), lamento não saber seu nome. Depois do almoço, nada que fazer, subi– o quarto escuro – deitei-me. Às 14 hosas, remexi tudo: separei sabonetes para sabonetes para o cozinheiro Mario e seus auxiliares, no B.S.; pasta dentes para o Santos; doce de leite – sardinha, amendoim, biscoitos, material para barba, doces secos, cigarros e fósforo, para Palomo. Dei a calcinha de presente de Natal para Alma. - Chegou a Pina às voltas com uniformes _deu-me um lindo paninho de mesa, em linho branco, bordado em cores – Dei-lhe muitas coisas. Ambas contentes – as colegas também gostam dela. Está triste porque um americano roubou-lhe a galinha do Natal (que pena!). Conversei com ela sobre certas coisas: como fazer café americano etc. Levou muitas costuras nossas. -Quando descia para o jantar, o Dr.Breno deu-me finalmente uma jaqueta de soldado para eu fazer uma blusa do uniforme. Fumaça artificial em Porreta.   Depois, recortei do “Globo Exp” uma mensagem para mim, de minha sogra e Jonjóca (enviam uma cesta de Natal para mim). Só isto me satisfaz, pois sei que não chegará às minhas mãos? Terminei meu horário às 16hs sem fazer nada. Também ando com a doença do sono... Quando voltava para p quarto, chegaram dois feridos brasileiros (um deles, belo moreno, gemendo um pouco), do II Bt. do 6º R.I. - Estou só no quarto, que sossego – escrevo estas linhas e também uma cartinha para “C.A.E.F.”, agradecendo. Está muito frio...

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário