sábado, 5 de dezembro de 2020

05 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Enfermeira Maria de Lourdes das Mercês em Pistóia - Dezembro de 1944
Acervo do CD APV

PÁGINA 206

5-12-44-3ªfeira F.H.B. Val:- Café 7 ½ ovos estrelados que alegria! serviço de 8 as 24 _ Tudo calmo na O.R_ O paciente vae mal (que pena – congelamento). J.C. e Ruth foram a Florence num jip do Cel. M.P. _ Neuza depois das 14hs foi a Pistoia num caminhão com Marcondes – As 11,30 almoço – fiquei o tempo todo no qto. Ás 14hs,30 o Tent. Fernando veio nos pagar: recebi o meu, o de Jacy e Neuza – as 2 outras receberam no caminho _ nada de cartas, que tristeza! Estou sem coragem pª escrever cartas_ Ás 16,30 jantar _ Eu e Neuza nª cama bem frescas qdo tivemos q. descer para aniversário de 2 cpts. americanos – foi uma cousa louca – assim que pude fugi – Carmen e Jura chegaram de Florença e entraram na dança – Jacyra tomou 1 pórry e nos deu o q. fazer _ Carmem me  comprou no P.X 2 ceroulos e 6 cartões de

 


PÁGINA 207

Natal por 380 lrs _ O paciente Sebastião Chaves infelismente veio a falecer as 24hs,15 com Carmem. Estou usando uniforme completo americano (de lã) pª serviço e já estou +- preparada pª o inverno (calças e blusões lã verde – brasileiro) _ Faltam galochões _ Cada dia escurece mais depressa e cae densa cerração; as 16hs,30 já está escuro – Não temos tido serviço e eu rep recupero o sono atrazado e as energias _ o nosso blóco cada vez se une mais, graças a Deus.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

5-12-44-3ªfeira F.H.-V:- Café às7 ½ - ovos estrelados que alegria! Serviço de 8 às 24hs,00. Tudo calmo na O.R.- O paciente vai mal (congelamento).

Jura, Carminha e Ruth foram a Florence num jeep do Cel. M.P. -Neuza depois das 14hs,00 foi a Pistóia, num caminhão, com Marcondes. Às 11,30’ almoço. Fiquei o tempo todo no quarto.

PAGAMENTO

Às 14hs,30’ o Tenente Fernando veio nos pagar: recebi o meu, o de Jacyra e Neuza. As duas outras, receberam no caminho (coisas de guerra). Nada de cartas, que tristeza! Estou sem coragem para escrever cartas. Após o jantar, eu e Neuza na cama, bem frescas quando tivemos que descer (praticamente à força), para aniversário de 2 capitães americanos; foi uma coisa louca– assim que pude, fugi.  Carmen e Jura chegaram de Florença e entraram na dança. Jacyra tomou um porre e nos deu o que fazer...

Carmem comprou para mim no “P.X.”: 2 ceroulas e 6 cartões de Natal, por 380 liras. Estou usando uniforme completo americano (de lã), para serviço e já estou mais ou menos preparada para o inverno (calças e blusões de lã verde – brasileiros). Faltam os galochões.

Cada dia escurece mais depressa e cai densa cerração; às 16hs,30’ já está escuro. Não temos tido serviço e eu recupero o sono atrasado e as energias. O nosso bloquinho cada vez se une mais, graças à Deus!

Falecimento de Sebastião Chaves

O paciente Sebastião Chaves, infelizmente veio a falecer às 24,15’ com Carmem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário