segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

07 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Sentado em uma caixa em um depósito de projéteis de artilharia, na Alemanha, Unip. Walter E. Prsybyla, membro da 2ª Divisão de Infantaria, endereça cartões de Natal para as pessoas em casa. 30/11/44. B Btry, 37º FA, 2ª Inf. Div., FUSA, Heckhalenfeld, Alemanha.
Fonte: https://history.army.mil/html/reference/holidays/christmas/wwii_b.html

PÁGINA 208

7-12-44- 5ª feira F.H.B. Vald: Dormi +- bem_ Café na cama banho bacia – 12hs almoço _ Carmen foi no 38th e com surpresa me trouxe 1 carta de Francesca (A.A.Hotel falando a respeito Juimy Acra) não entendi quasi nada em inglês – estou sem saber o que fazer- Preparei-me pª ir ao Batalhao Saude jantar mas o Tem. Marcondes não veio me buscar _ tristeza! Jura fez um varreção em regra no qto – fêz chocolate e tomamos com tost eu, Neuza e ela – Chamou atenção da arrumadeira Alma e ela foi se queixar ao Major Alípio – 16hs,30 jantar – Dr. Godofredo nos devolveu as 200 liras da festa q. iamos oferecer ao 38th mas a agua não deixou_ Os médicos se reuniram; não sabemos pª que? Jacyra vae amanhã a Florença – O ataque começou cerrado e forte – ouve-se o troar. Entro em serviço ás 24hs até 16 do dia manhã seguinte. Vou tentar traduzir a carta – Tudo diferente do q. pensava – a carta é mesmo de Francesca e este Juiny não é o tal – q. confusão e q. pena! Apesar de estar de serviço fiquei dormindo no nosso qto.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

7-12-44-5ªfeira F.H.V.: Dormi mais ou menos bem. Café na cama- banho de bacia– 12 horas almoço. Carmem foi ao 38th e com surpresa me trouxe uma carta de Francesca (A.A.Hotel falando a respeito de Juimy Acra); não entendi quase nada, em inglês– estou sem saber o que fazer?

Preparei-me para ir ao Batalhão de Saúde jantar, mas o F.M. não veio me buscar- tristeza!

Jura fez uma varreção em regra no quarto – fez chocolate e tomamos com tosts, Neuza, ela e eu. Chamou atenção da arrumadeira Alma, e esta foi se queixar ao Major Alípio.

16,30’ jantar. Dr. Godofredo nos devolveu as 200 liras da festa que íamos oferecer ao 38th mas a água (chuva?), não deixou.

Os médicos se reuniram, mas não sabemos para que?

Jacyra irá amanhã a Florença.

O ataque começou cerrado e forte – ouve-se o troar.

Entro em serviço às 24 horas até 16 horas do dia seguinte. Vou tentar traduzir a carta: tudo diferente do que pensava – a carta é mesmo de Francesca e este Jimmy não sei quem é – que confusão e que pena! Apesar de estar de serviço, não havendo caso para mim durante a noite, fiquei dormindo no nosso quarto, pois não me chamaram.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário