sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

18 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Pacotes de Natal da Austrália na estação de correios da Base. 
O depósito é de 2.247 sacas com 31.458 pacotes. 
Observe o soldado com seu rifle de baioneta preso entre pilhas de sacos.

PÁGINA 219

18-12-1944 – 2ª feira – 32 F.H.B.V.:- Não    fui ao brek. – Tomei na cama. Hoje foi o dia mais feliz que tive aqui. Tantas surpresas agradaveis! Palomo e seu colega Enio apareceram dei-lhe café e bôlo- Estivemos conversando lá fora e Jura tbem. Está muito frio hoje, mais q. nos outros dias_ Dei-lhe remedios e algumas cousas. Estavam imundos – qdo tiram a roupa é pª jogar fóra – Têm sofrido muito. Aqueci agua e lavaram o rosto e se pentearam – Levei-os

 


PÁGINA 220

para almoçar _ Palomo me deu 1 par de galochão e nos prometeu capacetes alemães. Foram-se as 13hs + mais contentes e animados _ As colegas dormindo- Fui marcar roupa no qto das nurses _ Claro quente e agradável – chegou a capitão delas, quiz sair, mas não deixaram Capt. Miss Grahan (tenho seu autografo e adress) e deixei o meu muito agradável mostrei-lhe postaes retratos _ dei-lhe 2 distintivos do Brasil e 1 estrela e ela me deu o de Capt. e Nurse _ As nurses: Violeta – Ruth- Judth – Martha – Thomaz preparam 1 lunch: café _ leite _ salmão paté – tost – kakis etc. Ás 15hs,30 começou a 1 confusão: chegou o major Franco do Q.G. Pistoia – Carmem e Dr. Breno preparam café e Neuza teve afinal q. deixar o ninho_ Veio a lavadeira – costureira (deu-me 1 pinguim ovory = uma riqueza) e 3 panos bordados _ Veio o soldado Lazaro com cartas: 5 para mim, da: minha sógra e Jonjóca postal Natal _ 1 de Altina recheiada de noticias – 1 de Humberto David com 1 retrato dele (gostei da gentileza e presteza) – 2 de Aurea, com 5 postaes lindos do Rio – Nem li nada _ tanta cousa e visitas estou inquieta – Quando descíamos para o jantar chegava um caminhão com 2 sacos de registrados: Envelopes com os sonhados retratos de Helio, Papae, Nenê, Altina e família e Affonso – que satisfação grande! – 1 registrado com cigarros, graxa, 1 capacete tricô (afinal)

 


PÁGINA 221

e 1 toalha rosto fantasia; outro com 2 caixas tampax e muitos drops – outro com meu pegnoir – outro com 1 lata de salgadinhos Caravelas da Casa Colombo, de Gabizo _ Desci pª jantar atrazada e pouco comi – não tinha fôme, satisfeita de tanto prazer! Voltei correndo – li as cartas e olhei tudo – mostrei a todos os meus presentes e postaes – Conversei c/ Alberto e Alma sobre família Gio – Serviço de 16 as 8 – tudo calmo – escrevo estas notas – estou muito contente mesmo e no meio do meu caderno de notas – Sei q. falta ainda a cesta de Natal e espero paciente pª responder tudo de 1 só vez.

A Capt. nos convidou pª passar as festas na Red Cross em Florença – vou falar c/ Major Alipio Tambem recebi um bilhete de Zaira. Escrevi um postal para Helena. Tudo calmo – dormi _______

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

18-12-44–2ª-feira –Hoje foi o dia mais feliz que tive aqui: Palomo e seu colega Enio apareceram; dei-lhes café e bolo. Estivemos conversando lá fora e Jura tambèm. Está muito frio, mais que nos outros dias. Dei-lhe remédios e algumas coisas. Estavam imundos: quando tiram a roupa é para jogar fóra. Têm sofrido muito. Aqueci água; lavaram o rosto e se pentearam. Levei-os para almoçar. Palomo me deu um par de galochão e nos prometeu capacetes alemães. Foram-se às 13hs mais ou menos, mais contentes e animados. As colegas dormindo. Fui marcar roupa no quarto das nurses: claro, quente e agradável. Chegou a Chief delas, quis sair, mas não deixaram: Capt. Miss Grahan, muito agradável. Tenho seu autografo e adress e dei-lhe o meu. Mostrei-lhe postais, retratos. Dei-lhe dois distintivos do Brasil e uma estrela e ela me deu o de Capt. e Nurse. As nurses: Violeta – Ruth- Judth – Martha – Thomaz, preparam um lunch: café - leite - salmão - patê – tost – kakis etc. Às 15,30’ começou a confusão: chegou o Maj. Franco do Q.G. em Pistoia. Carminha e Dr. Breno prepararam café e Neuza teve afinal que deixar o ninho- Veio a lavadeira–costureira; deu-me

 

A PARTIR DAQUI, ATÉ O PRESENTE MOMENTO (dezembro de 2020), NÃO FOI ENCONTRADO A CONTINUIDADE DA TRANSCRIÇÃO DO DIÁRIO POR ALTAMIRA


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário