sábado, 26 de dezembro de 2020

26 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Fonte: https://theteatimeadventurer.com/2018/10/25/ordering-coffee-in-europe/

PÁGINA 231

26-12-44- 3ª feira F.H.B.V: Não fui ao Mess só desci ás 12hs para o almoço _ depois fui a casa de Pina – ela fez um cafesinho pª mim (do 1º pó que recebi do Brasil) _ Deu-me pão italiano – 1 pano beige de filê e pª Jacyra e 4 paninhos pequenos _ Seu esposo ajudou-me a descer a ladeira de neve – Cheguei no qto gelada __ Jura e Jacyra dormindo _ ascendi a lareira e escrevo estas notas _ Afinal o meu verdadeiro Natal não chegou – Dei á Dobson uma sweter verde de lã (ficou muito contente) e ao Major Shelts 1 pano de linho bordado á mão. Desci ás 16,30 para o jantar e lá fiquei até 24hs,00 – aproveitei a luz e o calor da lareira e respondi longa carta (4 paginas extensas) para a querida mana Aurêa, pelas 14 cartas dela q. devia resposta – fiquei aliviada – Subi e deitei-me Horario de 16 às 8hs – tudo calmo. Dr. Freitas sofreu fratura nariz e maxilar num acidente gip – está sendo operado em Pistoia – Marcondes esteve aqui – Deu-me postaes.





INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário