quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

09 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Soldado Octaviano durante o inverno em Valdibura (32nd Field Hospital)
Acervo CD APV

PÁGINA 209

9-12-44- Sabado F.H.B. Vald: 7 ½ breakfast – eggs – Serviço de 8 as 24hs Tudo calmo – continúo relação material _ 12hs almoço _ Depois recebi + ferros e fizemos caixas de



PÁGINA 210

instrumentos separados pª as equipes +-. As 15hs,30 veio a Jacyra me avisar q. Pina estava lá em cima _ Subi provei japona _ Cel M. Porto esteve no serviço – visitou os doentes falamos c/ ele – Fiz relação de roupas pª nós e entreguei ao Major Alípio – Chove muito e com surpresa caiu neve e cobriu em parte as tendas – dos soldados e o Mess deles _ As 16,30 jantar _ Os meus pés dôem muito de tanto dançar hontem á noite _ Estou triste porq. ha muito q. não recebemos cartas etc. Estamos abandonadas. O galochão q. me deram rendeu (500 liras). Ás 20hs,30 +- O Dr. Breno entrou na S.O. e me entregou 9 cartas q. o Dr. Monteiro havia trazido – ficou tão contente – não sabia qual ler primeiro: Lavinia – Carlos – Josefina – Armandinha – 5 da querida mana Aurêa – tanta coisa – tanta novidade! Muito me alegrou saber q. o Cpt. Pffekorn está a caminho d’ aqui_ Todas as colegas tambem receberam. Jacyra já me deu o presente de Natal: uma gondola (bróche) _ As 21hs,00 subi pª o qto Dormi bem.

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

9-12-44-Sábado-F.H.B.Vald:7,30’ breakfast – eggs, Serviço de 8 às 24hs. Tudo calmo – Continuo a relação material - 12hs almoço. Depois recebi mais ferros e fizemos caixas de instrumentos separadas para as equipes.

 As 15,30’ veio a Jacyra me avisar que Pina estava lá em cima. Subi e provei japona.

Cel. Marques Porto esteve no serviço– visitou os feridos e falamos com eles.

Fiz relação de roupas para nós e entreguei ao Major Alípio.

Chove muito e, com surpresa caiu neve e cobriu em parte as tendas dos soldados e o Mess deles (que ficam mais em baixo). Estou triste porque há muito que não recebemos cartas etc... Estamos abandonadas. O galochão que me deram, tive que me desfazer dele por outra coisa mais adequada.

Ás 20hs,30 Dr. Breno entrou na S.O. e me entregou 9 cartas que o Dr. Monteiro havia trazido; fiquei tão contente, não sabia qual ler primeiro: 5 da querida mana Áurea- Lavínia – Carlos – Josefina – Armandinha – tanta coisa – tanta novidade! Todas as colegas receberam também. Muito me alegrou saber que o Cpt. Pfefekrn está a caminho d’aqui. Jacyra já me deu o presente de Natal: uma gôndola (broche). As 21hs,00 subi para o quarto. Dormi bem.......


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário