sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

12 DE DEZEMBRO DE 1944

 


12-12-44- 3ª feira: Field: 71/2 breakfast (Friday eggs – very good- I like very much!  Pela manhã tencionava terminar uma carta que estou escrevendo pª Nenê mas, tive que separar os ferros de osso – um por um, pª esterilizar separados porq. temos poucos instrumentos pª 2 equipes cirurgicas – é 1 problema sem solução aqui. Lógo começou á chegar feridos, sendo q. alguns após exames RX foram evacuados pª outros hospitais taes com 16th Evac. 7º Station. 12hs almoço (não gostei). Às 13hs,00 veio a Pina trouxe costuras pª todos até pª os médicos  – estou lhe ampliando a freguesia – dou-lhe o que posso obter. Hoje, nada pª mim. Ás 14,30 vieram me chamar – preparar S. pª abdominal – desci correndo – paciente nem soube o nome (perfurações intestino, como sempre). Chegou a hora de terminar meu horario 16hs e tbem o jantar mas só terminamos ás 18hs,30 _

 


PÁGINA 214

Descemos os 6 correndo pª o Mess (arroz e feijão brasileiro- que prazer! porém já tudo frio e o café tbem mas foi tudo assim mesmo – a fôme e a saudade são rainhas e imperam. Subi e preparei todo o meu material. mais feridos – Deixei a as outras equipes operando – medicos americanos e brasileiros – feridos – americanos – brasileiros – alemão e italianos etc _ nem sei – Continúo com extasamento cerebral – nem sei como trabalho direito – Hoje me aborreci com Jura e fiquei nervosa _  não reconhecem meu trabalho – estou sempre vendo tudo e procurando melhorar nosso material e harmonisar nossas equipes pª melhor eficiencia e  rapidez nas operações, mas , isto nada sirifica pª quem não tem ólhos ou não quer ver, nem reconhecer. Emfim, vou continuando firme e com a consciência tranquila, cumprindo meu dever.

Ás 20hs +- subimos: eu, Capt. Freitas e Tem. Breno em plena escuridão pela ladeira lamacenta e com 1 flash light pessimo.As colegas não estão – fizeram nova disposição no qto- pouco espaço pª 5 nurses – Lavei o rosto e pés – passei creme – escovei os cabelos – quase não tenho tempo ou disposição pª isto – Nisto vem uma nurse conversar comigo = Judy _ ofereceu-me Tea with tost- fumei e conversei – Depois procurei fazer meu diário – nisto, chegou o soldado Lazaro c/ 1 bilhete de carmem dizendo q. tem muito serviço, + feridos – está com fôme – pediu: cigarros, batom

 


PÁGINA 215

e chocolates – 3 generaes estiveram lá = Mascarenhas_ Zenobio e Faria e + 1 Cel Americano. A cóbra está fumando de verdade _ má noticia – Preciso descançar pª amanhã ou maior necessidade antes.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

12-12-44-3ª-feira-F.H.B-Vald.: Breakfast 7,30’ (friday eggs– very good- I like very much!). Pela manhã tencionava terminar uma carta para Nenê, mas tive que separar os ferros ortopédicos, um por um, para esterilizar separados porque temos poucos instrumentos para 2 equipes cirúrgicas. É um problema sério, sem solução aqui!

Logo começou a chegar feridos, sendo que alguns após exames R.X. etc foram evacuados para outros hospitais de retaguarda, tais como: 16th Evac.-7º Station, etc.

Depois do almoço, Pina trouxe costuras para todos, até para os médicos – estou lhe ampliando a freguesia– dou-lhe o que posso obter. Às 14,30 vieram me chamar – preparar Sala para abdominal– desci correndo – paciente nem soube seu nome no momento. Só agora relendo outros documentos: soldado Sebastião de Oliveira, (perfurações intestinais, como sempre).

Depois a nossa equipe operou também um italiano civil. Chegou a hora de terminar meu horário 16hs e também o jantar, mas só terminamos às 18hs,30’- Descemos os 6 correndo para o Mess (arroz e feijão brasileiros- que prazer!) Porém já tudo frio e o café também, mas foi tudo assim mesmo – a fome e a saudade são rainhas e imperam. Subi e preparei todo o meu material. Deixamos as outras equipes e times operando e fomos descansar para qualquer eventualidade extra.

Mais feridos: americanos– brasileiros– alemães- italianos, etc. Todos sem horário certo dispostos a tudo. Americanos e brasileiros.

Continuo com extasamento cerebral– nem sei como trabalho direito.

Hoje, me aborreci com a colega e fiquei nervosa- não reconhecem meu trabalho – estou sempre vendo tudo e procurando melhorar nosso material e harmonizar nossas equipes para melhor eficiência e rapidez nas operações, mas, isto nada significa. Enfim, vou continuando firme e com a consciência tranquila, cumprindo meu dever.

Às 20,00hs mais ou menos subimos: Capt. Freitas, Ten. Breno e eu,(Cpt. Reis, penso que subiu antes), em plena escuridão, pela ladeira lamacenta e com um flashlight péssimo.

As colegas não estão – fizeram nova disposição no quarto- pouco espaço para 5 enfermeiras – Lavei o rosto e pés– passei creme– escovei os cabelos – quase não tenho tempo ou ânimo para isto. Nisto veio uma nurse conversar comigo (Judy)- ofereceu-me tea with tost (chá com torrada). Diz Dr. Reis no seu livro que pelas 21 horas o telefone tilintou, quando ele tentava dormir: era o Tem. Cel. Bórba pedindo-lhe que descesse para atender aos três generais brasileiros: Cmt. Mascarenhas, Zenóbio e Cordeiro de Faria e mais um Cel. Americano, que vieram ao hospital para uma visita. Todos muito tristes, com tanto sofrimento, tantas perdas sem contudo alcançarem o Objetivo: tomar o Monte Castello, pois as notícias eram más.

Após a conversa e o chá com Judy procurei fazer meu diário – nisto chegou o soldado Lázaro com um bilhete de Carminha dizendo que tem muito serviço, mais feridos – está com fome – pediu cigarros, baton e chocolates e acrescentou que três generais estiveram lá. A cobra está fumando de verdade– Preciso descansar para amanhã ou maior necessidade antes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 


É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário