segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

14 DE DEZEMBRO DE 1944

 

General Mascarenhas (comandante da FEB), General Willis Crittenberger (comandante do IV Corpo de Exército dos Aliados) e a enfermeira Jacyra no 32nd Field Hospital Platoon B em Valdibura
Fonte: arquivo do The National WWII Museum  

PÁGINA 215

14-12-44-5ª feira F. B. V=Um capitão americano levou café e panqueca para mim e Carmem, no qto – fiquei surpresa! __ Não fui almoçar tambem _ ás 13.30 veio a Pina (a velha morreu) trouxe uniformes e + 1 par de maia de lã pª mim e 1 pª Jura. Tomei banho no qto  de Violeta – me vesti ás 16,10 descemos jantar _ graças a Deus estava livre serviço de 16 ás 8

 

PÁGINA 216

por enqto. tudo calmo _ Os americanos operaram 1 inglês e 1 italiano. Até q. enfim terminei a carta pª Nenê (levei 3 dias para faze-la dada as interrupções. Estou muito magra e sinto cansaço qdo faço esforço (subo ou desço escada ou ladeira) _ é a velhice. Escrevi pª Palomo, Dalton, Cel Miilton Daemon, Lavínia. Não fui ao serviço de noite, fiquei na cama _ não houve feridos_

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

14-12-44: Um capitão levou café e panqueca para mim e Carminha, no quarto – fiquei surpresa! - Mais tarde, veio a Pina: trouxe uniformes e as meias de lã para mim e Jura e disse que a velha morreu (nona)...........

Só descemos para o jantar às 16hs,10’ - graças a Deus estava livre, serviço de 16 às 8hs. Por enquanto tudo calmo. Os americanos operaram um inglês e um italiano. Até que enfim terminei a carta para Nenê (levei 3 dias para fazê-la dado as interrupções. Estou muito magra e sinto cansaço quando faço esforço (subo ou desço escada ou ladeira), é a velhice. Escrevi para Palomo, Dalton, Cel. Milton Daemon, Lavínia. Soube que infelizmente, Geraldo Elias, após heroico e resignado sofrimento, não resistiu, expirando às 17hs,30’. Que Deus o tenha no céu!...  Não fui ao serviço de noite, fiquei na cama _ não houve feridos._

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário