terça-feira, 8 de dezembro de 2020

08 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Trecho do Rio Limentra
Fonte: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=CCTw39wFmvw

PÁGINA 208

8-12-44-6ª feira – F.H.B. Vald. 7 ½ café – fiquei fazendo relação material – riscando livro etc - +- 9,30 chegaram no shock 3 brasileiros feridos levemente forte choque caminhão amer G.M.C. com o gip (virou sanfona) Tte Paulo de Oliveira e Silva – dirijia; Cabo Cleber Butturini – Sold. Sinval Candido Bpo Valle da

 

Mapa da extensão do Rio Limentra
Fonte: https://www.google.com/maps/place/Limentra/@44.1808536,10.9841669,12z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x132ac15cdb91480f:0xc0e0a0cb0ce97184!8m2!3d44.1822423!4d11.0582348


PÁGINA 209

Cia Manutenção (Pistoya): sold Sebastião Costa (nada sofreu ficou tomando conta do jip) Os 3 vieram numa ambulancia q. passava na ocasião, graças a Deus – Felismente cousa leve nariz frontal perna contusões. Foram pª Clearing Station (Porreta) As 12hs almoço (não gostei) Escrevi relação material até 15hs e subi pª o qto as 15,30 veio a Sarta Pina (ás voltas com as roupas – deu-me 1 soquete azul marinho de lã feita por ela (sempre gentil) Chove q é 1 horror – a cascatinha aqui do lado parece 1 cachoeira e o rio Limentra transborda e corre veloz e caudalosamente. As 16hs,30 jantar- Depois aniversario de 10 anos de casado do Dr. Waldemar Santos. Todos nos reunimos no room deles _ drink – musica e eu descobri que vou aprender dançar tango – imagine que só na guerra eu viria a desenferrujar as pernas! _ Neuza triste _ 1 ano q. faleceu sua mãe – rezou-se missa na enfermaria e flores na jarrinha do retrato. Jacyra chegou de Florença c/ o Cel Bórba – comprou presentes – pouca sôrte por causa da chuva e na estrada – Deu-me 1 copinho vermelho de galalite – gostei _ Dormi pesadamente – As nurses fizeram barulho até 2 hs –

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

8-12-44-6ª feira – F.H.B. Vald.: 7,30’café – Fiquei fazendo relação de material – riscando livro etc.

 Às 9,30’ mais ou menos chegaram no Shock três brasileiros levemente feridos num forte choque de caminhão americano (G.M.C.) com o jeep que (virou sanfona). Tenente Paulo de Oliveira e Silva, dirigia- Cabo Cleber Butturini – Soldado Sinval Candido do Valle, da Cia. de Manutenção (Pistoia); o soldado Sebastião Costa, nada sofreu (ficou tomando conta do jeep). Os três vieram numa ambulância que passava na ocasião, graças a Deus. Felismente apenas coisas leves: contusões, escoriações no nariz, frontal e pernas. Foram para o Clearing Station (Porreta).

Às 12horas, almoço (não gostei).

Escrevi relação material até 15hs e subi para o quarto. Às 15,30 veio a sarta Pina (às voltas com as nossas roupas). Deu-me uma soquete azul marinho de lã, feita por ela (sempre gentil).

Chove que é um horror – a cascatinha aqui do lado parece uma cachoeira e o rio Limentra transborda e corre veloz e caudalosamente.

Às 16hs,30’ jantar. Depois aniversario de 10 anos de casado do Dr. Waldemar Santos. Todos nos reunimos no room deles - drink – musica e eu descobri que vou aprender dançar tango– imagine que só na guerra eu viria a desenferrujar as pernas!

Neuza triste – há um ano que perdeu sua mãe: rezou-se missa na enfermaria e flores na jarrinha ao retrato.

Jacyra chegou de Florença com o Cel. Bórba: comprou presentes – pouca sorte por causa da chuva e na estrada. Deu-me um copinho de galalite, gostei.

As nurses fizeram barulho até 2 horas – Depois dormi pesadamente.............


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário