sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

04 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Ilustração do artista Rafael Andrade
Fonte: https://www.artstation.com/artwork/GX6ABz

PÁGINA 205

4-12-44-2ªfeira F.H.B.Valdibura: Horario até 16hs -8hs – café – não tinha (chocolate pouco assucar) dor cabeça e tonta sono – Continuei com Ruth minha relação até 10hs – as meninas foram o Q.G.avançado tomar banho e levaram-na; esperei o almoço a arranjei banha (lata plasma) pª Sarta _ Subi, nada q. fazer- deitei-me na minha cama e dormi até 15hs A cobra fumando sempre – um horror – As 16hs Pina trouxe roupas prontas, pª provar e meu presenteou com 1 mimoso e perfumado lenço = fassoleto beige seda (forma triangular bordado a mão todo florido) um mimo – fiquei tão contente! As 16,30 jantar – ando sem apetite e com sono – na

 


PÁGINA 206

volta acendi lareira – aqueci agua _ tomei banho – lavei cabelo – ajeitei –o _ queimei toalha rosto e soquetes no fogo _mudei as camas de Neuza e Carmen – estou só (gósto do socêgo) – continua a artilharia – escrevo estas notas _ devem ser umas 19hs +- sem relógio – muito frio – noite lua – estremece tudo aqui e tem se a impressão de  desmoronamento _ Qdo pretendia dormir chegou Jacyra c/ Cel Borba e o Tem. Marcondes Alves (mto Grosso) P.C.Poggi (parece-me c/ Esp.- Conversamos um pouco _ levou 1 recort e revista c/ 1 bela bailarina e ficou de me buscar pª jantar 5ª feira no Batalhão Saude –

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

4-12-44-2ªfeira F.H.-V: Horário até 16hs,00. Pela manhã não houve café – foi chocolate com pouco açúcar. Sinto cefalgia e estou tonta de sono. Continuei com Ruth a minha Relação até 10hs,00, pois as meninas foram ao “Q.G.” avançado, tomar banho e levaram-na. A Cobra fumando sempre, um horror!

 Pina me presenteou com um mimoso e perfumado lenço = fassoleto beige, de seda, forma triangular, bordado à mão, todo florido; fiquei tão contente. Pouco jantei, inapetente e com sono. Na volta acendi a lareira – aqueci água, tomei banho, lavei a cabeça. Enquanto mudava as camas de Neuza e Carmem, esqueci minha toalha e soquetes, que se queimaram no fogo. Estou só (gosto do sossego).

Continua a artilharia – escrevo estas notas - devem ser umas 19hs,00 mais ou menos, sem relógio. Muito frio – noite de lua. Estremece tudo aqui e tem-se a impressão de desmoronamento.

Quando pretendia dormir, chegou Jacyra com Cel. Borba e o Tenente Marcondes Alves (de Mato Grosso), ambos do P.C. em Poggio (ele se parece um pouco com Esp.....- Conversamos um pouco e acabou levando uma estampa de uma bela bailarina que enfeitava meu cantinho, só para distrair os olhos, nesta guerra cruenta........................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário