terça-feira, 1 de dezembro de 2020

01 DE DEZEMBRO DE 1944

 

Imagem de antiga estrada em Valdibure (Itália)
Fonte: https://www.reportpistoia.com/la-via-della-seta/item/82075-valdibure-l-antica-strada-e-la-chiesa-fortezza.html


PÁGINA 203

1º-12-44-6ª feira: FH.B. Valdibura:-Apesar de estar de serviço fiquei na cama até mais tarde _ não fui ao café _ não tinha operação pª minha equipe  __ Major Alípio operou até 12hs contaminaram tudo – 12hs almoço – meu horario – 8 as 24hs – levei o tempo todo a preparar material – não tivemos operação – chove sempre _  Ás 17hs jantar – sem apetite – fiquei no serviço até 21,30- preparei lençóes abdominaes _ Subi pª o quarto – não operaram _ Conversámos até do tarde e depois dormi.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

Chegada em Livorno de Amarina Franco Moura

1ºDezembro-44-F.H.V.:- A enfermeira Amarina Franco Moura, num transporte mais rápido, via terrestre, chegou a Livorno no fim do dia 1º, apresentando-se à Unidade Brasileira, anexa ao 7º Station Hospital, no dia 2-12.

Apesar de estar de serviço de 8 às 24hs,00, fiquei na cama até mais tarde- não fui ao café. Não tinha operação para minha equipe. O major Alípio operou até 12hs,00 - contaminaram tudo. Após o almoço levei o tempo todo a preparar material. Não tivemos operação. Chove sempre. Jantar, inapetente. Fiquei no serviço até 21,30’, preparando lençóis abdominais.

Subi para o quarto. Colocaram estufa de lenha no quarto. Conversámos até tarde e depois dormi..............

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário