sábado, 1 de maio de 2021

02 DE MAIO DE 1945

Via que passa por Paróla 38th Evacuation Hospital na Itália 1945
Acervo CD APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 09

2-5-45- Parrolla – 38th Levantei-me morta de frio e batendo os dentes – agua gelada e vento – fui ao break e depois as

 


PÁGINA 10

O.R _ pouco movimento 11 pacientes na enfermaria (feridos em acidentes quasi todos pois não ha mais resistência nem combate). Horario de 14 ás 20 hs hoje _ aproveitei pª melhorar minha aparência _ pretendia ir á Parma ou ao Q.G. mas tudo falhou _ O Cel Borba disse q. Hitler morreu (parece q. foi morto pelos seus). Sendo assim penso q. ganhei o prémio do “Globo”. Ás 12hs,00 almoço: péssimo = ração. Voltamos com fome e tratamos de arranjar sandwiche de sardinha, queijo e ainda tomei 1 gema de 1 ovo que já era quase pinto (quase vomitei). Ás 14hs,00 O.R. = 2 feridos brasileiros – por acidentes e cousas leves _ os sargentos fizeram tudo sosinho e o medico só assinou a papeleta e anotou o gesso. Resolvi o caso do material q. veio do field = dei alguma cousa á chief Boby e o resto joguei fóra – escrevo junto á lareira – ventou muito, e lá fóra o frio dôe as mãos e os pés – o vento quasi me leva. Felismente respondi uma cartinha pª a mana, pois ando atrazada - mandei junto em retratinho meu (o da pontesinha) Levei lógo á secretaria

 

PAGINA 11

Depois voltei a OR e resolvi conversar com os prisioneiros feridos tedescos da Ward 8 _ Um major alemão me deu de souvenir um marco no valor de 2 e de 1000 (sem nome é Wammiar). Foi muito gentil e sai logo pª o dinner 18hs. Ele teve fratura do braço direito _ não tinha distintivos – só a platrica de major em tecido. O jantar foi péssimo – Tornei a O.R. meu horario amanha de 14ás 19hs_ Tem 1 brasileiro ferido Manoel M. Sanches com fratura femur esquerdo (tiro pistola acidental). Todos pulam de contentamento pois o radio deu a noticia oficial da terminação da guerra na Italia. Depois fui ao cinema – Voltei gelada...

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário