segunda-feira, 17 de maio de 2021

18 DE MAIO DE 1945

 

2º DIÁRIO

PÁGINA 43

18-5-45-6ª feira: 38th Parola: Dormi mal a noite- as colegas ainda não chegaram Fui ao breakfast: bom _ Hoje livre o dia todo _ Jacyra tambem: aguardamos condução pª ir á casa Pina _ Deslocaremos amanhã _

 


PÁGINA 44

Vendi á Jacyra 1 vidro de Extrato V. Parma (800 lrs). Jacyra trouxe de Venezia 1 gondolasinha de prata q. comprei por 450 lrs _ Só ás 11hs,15 foi que Conceição chegou c/ a condução – saímos ás 12hs,00 daqui e chegamos em Valdibura + ás 16hs,00 (foi otima viagem – fresco (gip sem cobertura) e muito sól – me queimei toda _ fizemos lunch no carro pois compramos pão, ricóta e cerejas e levavamos goiabada, agua no cantil. Tornamos a passar por todos os locaes conhecidos e no caminho vimos uma mão e 1 pé de mulher acenando aflito dentro de 1 caminhão hermeticamente fechado – não sabemos o que se passava e o q. ela queria! socorro, muito calor, ou mudar de condução? Falta de sorte pois Pina havia partido pª Bolonha um dia antes e Luciana nos contou tudo: o filho dela fora fuzilado pelos fascistas em Outubro! Foi uma desolação! Sentimos tanto não poder consola-la. Afinal, enqto mãe de Luciana nos preparava 1 bom repasto, Alma vendeu umas roupas minhas – dei a todos 1 regalosinho e tomei os endereços. Comemos pão, queijo, ovos fritos, çalame, vinho e agua da fonte. Às 18hs,00 já estavamos de volta _ no caminho encontramos na saida de Bologna, 20 oficiaies nossos q. aguardavam condução: Dr. Souto, Dr. Amado tiveram sorte e repartimos nossa me

 

PÁGINA 45

renda. Felizmente correu tudo bem, apezar de não trazermos, os nossos uniformes e chegamos ás 22hs,15 _ Graças a deus Elita e helena acabavam de chegar (e, não houve galho _ ficou tudo por isso mesmo)! Contaram toda odisséa ate tarde: os nossos oficiaes brasileiros são mesmo desprezíveis!... Ficaram 3 dias presas em Milano por falta condução!


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário