sexta-feira, 14 de maio de 2021

15 DE MAIO DE 1945

 

Tenda de Altamira no 38th Evacuation Hospital em Parola
Acervo CD APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 39

15-5-45-3ª feira: 38th Parola: Dormi muito bem, após 1 rigoroso banho e numa caminha toda branca e limpinha _ Apesar de ser meu “day off” levantei-me pª o break e levei 1 ovo para o Mess _ Depois voltei e tornei a dispôr tudo q. é meu em melhor posição do vento _ O calôr nos sufoca _ erguemos a tenda em toda a volta e usamos apenas o calção de ginastica. Tirei uma foto do meu canto e outro do hospital, pegando a bandeira americana Agóra vou pedir ao mario Lyra para revelar e ver si consegui alguma pois não sei lidar c/ a maquina. Ás 12hs,00 almoço: péssimo! Amanhã Elita, Helena e Dr Breno e + 1 grupo irá á Venezia passando por Milano, Como” – lamento não ter esperado tão bôa ocasião. Escrevo deitada na cama Jacyra onde é + fresco. Emprestei à ela (Jacyra), 3.000 liras Ás 14,00 fiz 1 bom cafesinho apesar de muito calor. As 17hs,00 um bom banho chuveiro: agua fria porém só o mormasso da tenda

 


PÁGINA 40

nos escaldava. Ás 18hs,00 jantar: regular. As 19hs,00 estive na O.R. o Chaplaim C.P.Sanson gentilmente me deu 3 fótos da inundação de Pizza _ Tony hoje nos chamou para vermos um bicho q. levantava todo o capim da sua tenda (parecia cobra, rato, tatú): afinal o soldado deu-lhe 1 cacetada no local sem ver o q. era e foi lógo descoberto o bicho: morreu imediatate: não conseguimos saber o nome: parece morcego, rato, tatú etc _ era filhote, tem as patas dianteira feito mãos achatadas e c/ unhas, o fucinho alongado c/ sucção de morcêgo e o pelo preto curto e sedoso! Pedi ao Mario Lyra para revelar minhas chapas _ arranjei no Mess dos doentes c/ 1 boy americano, 1 pouco de café – Hoje cantei muito porem ando triste e preocupada sem saber noticias da Nenê e nem qdo iremos embora. Continuo estas notas enqto ouço o cinema falado ao ar livre. São 22,30 vou fechar a tenda e me deitar. Agóra está fresco.   

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário