segunda-feira, 24 de maio de 2021

25 DE MAIO DE 1945

 

38th Evacuation Hopspital em Paróla 1945 maio 25 quando partiram os brasileiros do SS com destino a Nápoles, em caminhões.
Acervo CEDOC APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 54

25-5-45- 6ª feira: 38th Parola: Dia da Partida do nosso pessoal de Saude para Livorno

 

PÁGINA 55

Só ficámos em 28 pessôas. Lógo cedo as 2 se levantaram e ultimarare tudo – Levantei-me pª o Café – depois fui a Sala mas voltei sou livre hoje _ Chegaram cartas e encomendas velhas do tempo do onça __ Para mim só revistas! Aqui no correio tudo sôme, roupa, alimento, só ainda não resolveram ficar c/ as revistas: É uma lastima __ Ás 9hs,40 depois de todos acomodados c/ suas bagagens partiu o comboio tendo á frente 1 gip com os majores: Alipio, Hernani, Monteiro; depois às colegas num caminhão c/ a bandeira do brasil e 1 cruz hospital _ oficiaes sargentos e demais praças _ todos alegres __ Tiramos antes e durante o desfile algum fótos pª lembrança do celebre dia! Lógo os americanos desarmaram as tendas só deixando 2: a de Bertha e Carmita e a minha e Jacyra porque amanhã cêdo deslocaram o pª Salciomagiore. Tudo nosso + preparado Ás 12hs,00 almoço: pobre! _ estou pesarosa porq. soube q! nós ficaremos aqui no mínimo de 3 para 6 mezes!!! Imagino só como a mana não vae ficar desapontada! Eu tambem não esperava isso, pois o coronel me disse: é 1 questão de 2 semanas +! Ondina felismente teve alta do hospital e seguiu com

 


PÁGINA 56

1 grupo daqui – Jura já foi desligada e será evacuada pelo 6º General Hospital _ Neuza vae levando sua bagagem – Zezé foi dar 1 passeio e ainda não voltou – sua bagagem ficou e Jacyra vae dar 1 jeito pois o Major Ary não percebeu ainda a sua ausência – qdo ela chegar é só seguir ___ Eu sempre ás voltas com a minha bagagem e ainda agóra fiquei com 1 saco a mais de Neuza, para dar 1 solução _ Enqto remexia tudo fiz 1 cafésinho para despedida __ Está calor porq. a tenda está fechada – são 15,00 – Os italianos imediatamente já capinaram toda região ocupada pelas tendas e os brasileiros resolveram as caixas de lixo c/ os restos q. as colegas jogaram fóra ___ Jacyra pretende ir as 18hs á Bologna num ¾ q. está a sua disposição e eu talvez vá, porem estou achando tarde e ficaremos pouco tempo na casa de Pina pois devemos voltar ainda esta noite! É 1 loucura atráz da outra! “C’e la guerre” _ Ja separei umas cousas para levar-lhe num embornal. Fui a Lerdade e comprei 1 frasco vinho tinto por 50 lrs e 100 grs de lã angorá (de comilho = coelho) linda, macia e branca _ mudei lógo meu travesseirinho mas estou até com pena de usa-lo_ Veio 1 ragaça na tenda e troquei 5 ovos (a razão de 12 liras cada) por 1 sabonete. Afinal chegou a noite e o

 

PÁGINA 57

rapaz não veio com o caminhão para nos levar. Resolvi deitar-me.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário