quinta-feira, 13 de maio de 2021

14 DE MAIO DE 1945

 

Veneza em maio de 1945
Fonte: https://www.facebook.com/militarismomundial/photos/a.1536509716658034/2020901484885519/

2º DIÁRIO

PÁGINA 37

14-5-45-2ª feira 38th Parola: - Apesar de exhausta levantei cedo – fui ovo café – mandei estalar 2 ovos e depois fu a O.R. – meu horario de 7 ás 13hs cêdo não tinha ningue – voltei entreguei bilhete á Bertha e ela disse q. tudo estava bem, sem novidades desagradáveis pª mim pois esperava até 1 punição – Procurei Major Nunes dei-lhe 1 coleção pequena de postaes e ele foi o 1º a me dizer q. soube q. eu havia feito 1 péssima viagem – voltei a sala mais sossegada e a miss tambem achou tudo bem – Helena me contou todas as novidades: Juracy se alterou c/ Major Pits e hoje pela manhã segui pª Livorno evacuada pª Brasil e aguardar julgamento guerra (que cousa horrível!) Tbem Ondina seguiu pª 7º com o doente – não sei o motivo _ Eu trabalhei até 13hs, numa ressaca louca _ Tive q. me escovar e aguentar todo o calor – Depois do almoço (melhor alimentação agora), Ás 13hs,10 deixei o serviço com escala só pª depois de amanhã pois terei 1 dia

 


PÁGINA 38

de folga – corri pª a tenda mas não consegui repousar 1 pouco: o sol e o calor me derretia na cama e sentia a cabeça cosida – Só hoje foi q. o Supply brasileiros fez a distribuição de roupa pª as 5 do Field (verdadeiro absurdo: capacetes e roupas de lã)! Tirei 2 fotografias nossas na tenda mudei minha cama de posição mas não melhorou: o sol bate até nos pés – As 17hs,00 tomei 1 vasto banho recuperados - lave– a cabeça e quasi q. não tenho + cabelos – Ás 18hs,00 jantar: bom – Escrevo fóra na fresca e aprecio 2 casaes americanos q. matam as saudades depois de 9 longos mezes nas 2 pequenas tendas q. o Cel mandar arrumar pª eles. Ia me esquecendo: em Bologna as privadas têm 2 pedaes para subir e não tocar no assento – Em Venezia as ruas são rios pois é só agua lodosa que tem e cheia de lixo q. atiram pelas janelas – as casas não tem quintal – apenas pequenas areas, sacadas e terraços – as roupas secam nas cordas estiradas fóra de 1 janela pª outra. Esfriou muito fechei a tenda e acabei estas notas na minha cama São justate 21hs,15’ (braços abertos – estou anciosa pª receber noticias de Nenê – não sei si ficou boa do tombo?! Soube hoje  

 

PÁGINA 39

tambem q. o Cel M. Torres já partiu pª o Brasil _ Não vejo a hora de ir tambem pois cada dia surge mais aborrecimentos sobre serviço etc. Agóra vou tratar de deitar-me e procurar descançar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário