segunda-feira, 3 de maio de 2021

04 DE MAIO DE 1945

 

Libertação de Parma em 29 de Abril de 1945
Fonte: https://www.ilparmense.net/25-aprile-1945-liberazione-parma-cecchini-tedeschi/



2º DIÁRIO

PÁGINA 14

4-5-45- 6ª feira – 38th Parrola (Fidenza): Levantei-me tarde – Estou livre hoje, graças á Deus! Chove sempre_ Ás 12hs,00 almoço: péssimo! Depois resolvi ir a Parma, mesmo sem condução (45 Ktos!) Ás 13hs,30 qdo eu e Elita pegamos á estrada – lógo conseguimos carona num camihão cheio de brasileiros – em poucos minutos 30’ + chegávamos á Piazza Garibaldi – combinamos a volta e

 



PÁGINA 15

e nós duas resolvemos fazer 1 lunch na 1ª Leiteria que vimos _ foi uma sorte pois vi logo 2 boys do 32º Field e perguntei pelo George _ um deles saiu correndo á sua procura e poucos minutos chegava George todo contente (fiquei tão satisfeita e até parece q. advinhei de sair e entrar neste café. O Field fica lógo ao lado da cidade – Tomamos drink, fumei – Elita café c/ leite, ovo cosido – Ás 16hs,00 prometi voltar pois eu e Elita fomos ao comercio q. só abriu ás 15hs,00 – á procura de perfume Violeta de  Parma (mas está exgotado e explorado o preço) Ela comprou Talco Lavanda e Coleção de postaes – eu deixei separado 1 belo vidro de Agua Colonia Francesa (3.000 lrs)! Lá apareceu Marcondes e pela cidade os brasileiros pululam _ Ás 16hs,15 estavamos juntos novate: ele aborrecido porq eu estava c/ 2 alianças (não sabia de nada) e porq. eu havia saído qdo devia conversar os poucos minutos q. nos restam _ Deverá seguir pª muito longe (Turim = fronteira da França, enqto q. eu é bem provavel q. depois de 6 semanas + volte ao Brasil) Com dificuldade consegui me fazer entender (pois meu inglês cada vês é peior. Como insistisse pª tornar amanhã prometi e já combinei c/ Bertha e vou arriscar. Elita c/ dor cabeça e doida para voltar e ele devendo estar de serviço as 18hs,00 – Nos despe


PÁGINA 16

_dimos _ Por sorte vimos lógo Dr Coelho e aproveitamos sua Cia no caminhão ¾ que passava As 18hs,00 chegavamos – tocou o jantar e fomos; depois anotei a nossa chegada na portaria, passei na O. R., falei c/ Bertha _ Soube pelo Santos q. amanhã cessa a entrada de feridos e só ficarão os operados de 6 semanas – creio q. vamos avançar ou transformar em Station (no shock tem 3 casos graves de feridos tedescos). Voltei á tenda _ estou só; as 3 estão de pernoite _ dispús tudo pª adiantar o expediente amanhã – São 22hs,00 – está gelado – Vou deitar-me pois tirei q. saltar cêdo da cama pª o serviço.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário