sexta-feira, 28 de maio de 2021

29 DE MAIO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 64

29-5-45- 3ª feira 38th Salso: - Levantei-me melhor e descemos pª o café q. foi péssimo __ depois Jura se preparou e partiu – eu de plantão 48hs,00 e + 24 a pedido de Bertha ___ Tive serviço na O_R até 13,30 e depois subí _ Ás 12hs, almoço – comi tudo q. tinha _ tenho fôme e apetite __ Aguardo chamado no qto. Tirei todo o pó medicinal do quarto-, passei 1 pano molhado em tudo – moveis e azulejo e deitei-me até 17hs,00 (sinto-me cansada e tambem veio a minha visita e estou c/ tampão). Todos me acham mais gordinha, graças á Deus _ São 18hs,00 acabo de escrever estas notas pois estava atrasada _ Hoje está frio e chove. Vou descer pª o jantar. Depois separei tudo qto foi de escarpes: meus e de Neuza pª lavar – secar e engraxar _ qdo já estava pronta para deitar-me,

 

PÁGINA 65

enqto fazia 1 cafesinho, passava leite de colônia no rosto, bateram na porta: operação _ tive que descer correndo: brasileiro c/ tiro de bala no braço _ agóra só dá isto _ Foi tudo rapido – Ás 23hs,00 fui ao Mess e trouxe 2 pãesinhos doces _ Só encontrei Jacyra e Carmita qdo tornava ao meu qto: elas chegavam ao Lago de Como”: compraram presentes: mantilhas e passearam e nem se lembraram de mim _ Procurei dormir  


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário