sábado, 29 de maio de 2021

30 DE MAIO DE 1945

45th Station Hospital , enfermeira Fausta Nice Carvalhal 
deixar o serviço em 30 de maio de 1945


2º DIÁRIO

PÁGINA 65

30-5-45- 4ª feira 38th Salso: _ Levantei com preguiça – chove e faz frio – parece q. estou resfriada, Após o breakfast fui pª O_R até 11hs,00 – Escovei preparei mesas, luvas, e atendi a 2 casos ligeiros e subi _ lavei escarpes (cheios de terra e mato de Parola); escrevo até a hora do almoço 12hs,00. Parou de chuver e o sol já vem aquecendo lentamente. Não sei porque sonhei tanto esta noite c/ D. Jacy (do Professor Almeida); ela muito pesada esperava bebe e pediu-me q tomasse conta da outra creança que trazia nos braços e eu (isto é q. é interessante), tambem aguardava breve o nascimento do meu filho (estava enorme); acordei assustada e impressionada, porém me acalmei pois vi q. era sonho – o que terá acontecido com ela?! __ Após o almoço escureci o qto deitei-me até 16hs,00 Tomei café c/ pão docê – engraxei sapatos – tomei banho e desci pª o jantar 18hs,00 _ houve orchestra flores e bôlo (festa de aniversario) Saí lógo do Mess pª a O_R pois chegou 1 ferido inglês do

 

PÁGINA 66

sul da Africa (debridamento coxa). Hoje está umas triste _ Soube q. a Bertha recebeu o nosso pagamento há dias e até hoje não nos entregou – Vivemos sempre desencontradas nos horarios _ A lavadeira trouxe minha colcha = 15liras e levou mais roupas pª lavar _ Estou só e reina 1 silencio de extranhar. São 20,30. Não sei o que fazer – não tenho disposição pª nada. Vou deitar-me – espero q. não haja + feridos ___ Gostaria muito de receber cartas, principalmente da mana Aurêa. O nosso embarque está 1 léro_léro! não se sabe quando nem como!!!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário