quarta-feira, 26 de maio de 2021

27 DE MAIO DE 1945

 

Fausta Nice Carvalhal em visita ao doente Raymundo e 
a colega Ilza Meira Alkmim no dia 30 de maio de 1945
Fonte: Acervo CEDOC APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 59

27-5-45- Domingo: 38th Salsomaggiore: Fui uma grande decepção, a minha calma repleta de percevejos = comicis (tedescos!); mal me deitei chuveu a chrisma esfomeada _ matei-os o qto pude e acabei puxando a cama rôlo para fóra e deitei-me no chão; porém custei a dormir: sentia a impressão de passeio e picadas em todo meu corpo! Eis o ditado: Por fóra, bela viola, por dentro, pão bolorento! e assim são muitas outras cousas nesta vida __ Levantei-me atrazada para o café que foi péssimo e acordei Dr Contreiras, a seu pedido, mas

 


PÁGINA 60

não deu tempo: ele e todos os seus companheiros de qto perderam o breakfast __ todos nós muito cansados da grande mudança. Depois comecei a me sentir mal e fiquei imovel na cama até 9hs,00 – resolvi trocar a cama e ainda dei-lhe 1 forte flitada Nisto chegaram Drs Contreiras e Souto e afinal resolveu-se a nossa saída – só ás 9,40hs foi que saímos: eu o chaufer Bahia (com muita má vontade) e o Dr Souto __ Paramos em Parma: comprámos: pão, ricota, fromagio e cerejas e fomos comendo pelo caminho __ Em Modena o Dr Souto, por gentileza, tentou nos oferecer um almoço e perdemos tempo a procurar um restaurante mas, tudo chiuzo= domenica. Já eram 11,40 – Rumamos aceleradate. e chegamos em Bologna as 12hs,20 _ foi a custo q. Bahia se resolveu a me levar até a casa Pina – deixei o embornal e a capa lá, nem entrei e tornei ao gip e nos dirigimos pª o 6º G.H. : de lá ele seguu seu rumo, com a condição de me apanhar amanhã ás 10hs em frente (á catedral __ Estive com Jura e Elza – a prima bene, tomando penicilina e a outra sob a ação narcótico pois foi operada hontem _ haviamos levado seu cãosinho Dick, fez pena ver como ele se agarrou com

 

PÁGINA 61

ela, morto de saudade! Fiz tudo pª arranjar alguem q. pudesse ficar com ele, mas foi inutil e Elza resolveu então dar-lo – no proprio corredor do hospital encontramos lógo 1 sargento americano que o aceitou c/ prazer e parece q. vae pª França – lá foi ele contente de se poder mover 1 pouco pois, estava dentro da bolsa de fecho e clair. Seguimos pª a casa Pina e lá chegando fui lógo pedindo um almoço pª nós. Elas prepararam ovos, presunto, pão, vinho, cerejas e depois 1 otimo café _ Dr Souto entabolou uma boa palestra com o Bruno enqto que Fernanda e Pina se preparavam para ir ao cemitério _ Ás 15hs,40 saimos as 3 e Dr S se despediu em meio do caminho _ Foi a custo q. encontrei umas flores (cravos claro _e complemento=400 hrs 9 cravos!) verdadeira exploração porq. viram q. eu era militar _ Fiz questão de oferecer ao bravo filho de Pina (sua tumba é fresca porque 1 dia antes haviam feito exhumação de seu corpo para identificação pois o cepultaram sob nome suposto.) Constará néla após instalada os dizeres “Tumba de 1 heroi”. Colocaram flores em todos os parentes e fuzilados amigos _ havia até cruzes sem o nome – desconhecidos: francezes, russos, etc. Não posso ser aqui mais extensa pois o tempo é pouco _ fizemos 1 verdadeira romaria e qdo saímos já estava com bolhas nos pés e as meias

 


PÁGINA 62

furadas _ como vêm a minha cina é andar de Herodes pª Pilatos, mas vou conhecendo e aprendendo muita cousa – só lamento estar com a memoria muito fraca. Parei aqui porque me chamaram. Tomamos condução e chegamos em casa as 19hs,00 _ Fernanda preparou lógo o jantar e me fartei _Depois conversamos até tarde. Pina deu-me seu retrato com a sua nora Lêda e Fernanda q colar imitação perola e 1 cruzeirinho bronze. Deitamo-nos como da outra vês.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário