quarta-feira, 12 de maio de 2021

13 DE MAIO DE 1945

 

Grupo de oficiais e enfermeiras no dia 13 de maio de 1945
Acervo do CD APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 33

13-5-45- Domingo - Venezia: - Ás 8hs,00 já estava pronta qdo bateram à porta e saímos para o breakfast no Hotel Luna até 9hs,00 – depois cada um seguiu o destino q. desejou – Rodei pela Praça S. Marco – que pena tudo fechado (Acho q. numa cidade como


PÁGINA 34

esta o comercio deveria estar aberto pª os turistas e enorme afluencia de militares para dar oportunidade de comprar uma lembrança. Num Bar junto à Cattedral o garçon me fez um bom café pois carregava na bolsa um embrulhinho e tambem assucar _ foi um sucesso! Todo o mundo louco ha + de 5 anos q. não tomam! Visitei a igreja e fiz minhas preces – um verdadeiro encanto! Typpo de construção oriental completamente diverso da de Milano _ Na praça comprei coleções de postaes, 1 album da chiezza e 1 livreto com a planta e toda historia de Venezia para ampliar meu diário _ Comprei 1 bilhete e subi na torre mais alta _ lá, 1 casal muito distinto: Gino Gorini e Robassa Silvana me tirou 1 retrato só e outro com a senhora (1 boneca de moça!) Aproveitei minha maquina e tirei mais 2 aspectos da bela Veneza _ Lá de cima tive 1 impressão geral de tudo – deixei meu nome escrito numa das colunas de lá e depois desci c/ o casal e mandei fazer + 1 café pª nos 3 _ ele é juntos e prometeu 1 quadro seu, ficou de levar no Hotel _ Trocamos os endereços Via=Rio – Cannaregro 219522184. para remeter + 2 quadros pela posta restante, e eu prometi enviar o retrato _ Ás 12hs,30 comprei meu tiketino Luna para o almoço – tive a sorte de encontrar p major Daniel (da Elita) q. gentilmente

 

PÁGINA 35

me convidou pª sua meza _ Nisto chegou o pintor e lógo qdo saia 1 nurse do 16th me pediu pª trazer 1 bilhete pª Bertha _ Saimos já 1,10 e fomos no “Centauro” _ Ele deu-me um quadro de 1 seu colega e levou 1 pouco de café c/ assucar _ eu aflita porque já era tarde e o Dr. não aparecia – dei minhas gorjetas ás camareiras e estava resolvida a partir só qdo o sem juízo chegou – virou mexeu e por cumulo ainda quis dar 1 enorme volta pelo canal pª ver a Ponte do Suspiro q. estava bem no nosso nariz _ resultado só ás 16hs foi que conseguimos 1ª viatura pª voltar _ o sol ardente e suava muito – Aqui domina o 8º Exercito = tem muito inglez, Polonez e Filipenos _ Ia-me esquecendo: comprei uns distintivos tedescos e fachistas num porta q. por acaso estava aberta Eu enojada da estupida companhia q. havia gasto todo seu dinheiro numas rendas e q. eu lhe emprestasse pª as despesas de volta _ Vi lógo o motivo dessa atitude porq. ele não consegiui de mim o q. havia premeditado. Tomamos varias viaturas e não queria de modo algum tornar por Bologna (verdadeiro erro = 3 vezes mais o trajecto porém em Padua não houve outro geito senão aceitar 1 con

 


PÁGINA 36

dução q. o Policia havia conseguido pª Bologna _ um caminhão de Polonezes de ainda levou 3 italianos sendo 1 marinheiro _ . qdo este parou num posto pª gasolina – o marinheiro conseguiu a custo de resistencia _ 2 pãesinhos e 1 ovo para mim e ainda tomei agua _ em Ferrara italianos desceram e nós prosseguimos até Bologna _ já era bem tarde e escuro 20,30 e tivemos q. andar a pé longa caminhada para a outra saida da cidade – a custo de tanto pedir pelo caminho conseguimos logares num caminhão comboio _ os chaufers todos negros americanos q. iam pª “Modena” – qdo o comboio parou pª 1 pequena refeição o Dr saiu pª ver si encontrava outra condução e o tal negro começou c/ liberdades pª meu lado e qdo chegamos a Modena pedimos pª nos levar pª Parma (90 kilometros) ele disse q – só faria isso si o Dr desse a senhorianha pª ele _ diante de tanta ousadia e nojeira descemos no cruzamento e ficamos a penar a cata de noto transporte – 23hs,00 – escuro – tudo fechado – sem agua e já sem esperança qdo 1 americano boy bondosamente resolveu voltar e nos trazer – pobre voava como 1 luna[?] e ainda apanhava pelas estradas os q. ainda

 

PÁGINA 37

penavam – graças a Deus a 1,40’ chegamos ao hospital – eu imunda e com sede tratei de deitar-me assim mesmo _ Tudo pelo caminho muita destruição e dificuldade de vida.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário