domingo, 23 de maio de 2021

24 DE MAIO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 52

24-5-45- 5ª feira: Bologna – 38th – Parola: Sonhava q. me chamaram do telefônico, qdo Pina ás 8hs entrava no qto com 1 chicara de saboroso café _ lembrei-me tanto da Nenê! Ás 8hs,30 veio enara [?] a salutar-me – Levantei-me. Tomei 1 bom breakfast Fernanda regalou-me gentilmente c/ 3 trabalhos de linho e crochet e + 1 estojo com 2 talheres de

 

PÁGINA 53

argento e osso de veado para peixe: um amôr _ não sabem o q. fazer pª me agradar e eu fico sem jeito c/ tanta gentileza! Até q. enfim consegui a lettera pª mia Porela! As 10hs,10 tudo preparado: o embornal ficou cheio outra vez _ Antes escrevi um pouco. Despedi-me de todas duas _ passeio pela oficina e me despedi dos dois _ Tomei o tran Nº 7 e desci na piazze _ Felismente havia 1 carro (puxado á cavalo) e este me portou até á porta do 6º Gen. Hosp. Já 2 ambulancias haviam deixado nossos feridos e se foram e eu fiquei triste por ter perdido a condução. Na porta estava o chauffer nosso c/ o gip e vinham Dr. Souto e Dr. Breno, q. foram ver a Elza e seguiam agora pª Pistóia _ deixei meu embornal na portaria após ter falado c/ o sargento e o Militar Police. Subi pª 1º andar _ lá na enfermaria 260 estava Elza 2 nurses doninhas conhecidas do 32º Field + 1 louca _ Jura havia ido ao RX. Quasi não conversamos porq. por sorte a tal ambulancia dio 4 havia tornado; despedi-me e desci correndo _ o sargento deu-me a papeleta de Ondina _ enqto o chaufer foi almoçar fui ao Mess Officer e consegui tbem 1 bom almoço ½ hora antes do regulamento – agradeci e desci – agóra já são 12hs,15 – escrevo já dentro da ambulancia, no pateo enqto


PÁGINA 54

espero os boys americanos _ Felismente estou em dia _ não sei o q. me aguarda qdo lá chegar _ Tambem já está no fim _ seja o q. Deus quizer! Lógo chegaram e tivemos ainda que passar pelo centro cidade no Hotel Majestic para apanhar 1 par botinas de 1 oficial _ um paizano de bicicleta foi quem nos levou até lá e 1 boy deu-lhe 1 cigarro _ Em Modena o chauffeur parou numa casa civil (não sei pª que?) e chegamos no hospital as 15hs,30 __ tratei logo de mudar o uniforme e me apresentei – nada de anormal _ fui á salas (os nossos faziam 1 hernia extrangulada): fiquei lá até 17hs,00. Graças á deus tudo bem. Agóra acampanho a equipe do Capt. Contreiras e Bertha a de Dr. Rosario _ Ficou combinado c/ a miss Barbie que teremos o mesmo horario de 7 às 7 (1 dia sim, outro não). Tomei um bom banho chuveiro e após o jantar fui com Helena á Lerdade pª preparar-lhe 1 lunch pª a viagem amanhã. Helena e Elita mexeram até tarde pª arrumar suas bagagens – Escrevi 1 carta e anexei 4 retratos meus, para a Aurea distribuir: Ainda, berto e Affonso. Jacyra foi a Fidenza e não vi qdo voltou __ Helena levou a carta.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário