domingo, 2 de maio de 2021

03 DE MAIO DE 1945

 Corpo de Saúde da FEB recebe os 131 feridos da 148 Divisão alemã em Toreono di Taro no dia 29 de abril de 1945, as ambulâncias brancas são alemãs (O Globo)
Acervo CD APV

2º DIÁRIO

PÁGINA 11

3-5-45- 5ª feira – 38th Parrola (Fidenza): Levantei-me atrazada e tremendo de frio _ Fui ao café (péssimo) e depois pª O.R. Tudo calmo _ Serviço 7 ás 14hs _ Resolvi ir á tenda e voltei com revistas, jornaes postaes, cartas e pretendia dar 1 balanço em tudo qdo – chegou 1 capt. médico work (+ 100 tedescos feridos de Bologna de 1 hospital civil). Num instante todos acorreram para a O.R. e trabalham sem cessar – Escovei-me e preparei mesas (umas após outras) até ½ dia – fui almoçar e depois me instrumentei pª Godô (apendicectomia – 1 brasileiro). Só saí ás 14hs,30

 



PÁGINA 12

Estava cansada e sentia dor nos pés (pois só agora estou usando as botinas americanas) devido ao frio, humidade e alto mato, porém elas são enormes e tive q. colocar 1 palmilha grossa de algodão pª gesso. Ainda não consegui sair – o plano falhou – o Cel Borba vae avançar 115 klotes e eu c/ Jacyra não iremos mais a “Modena”. Estou resolvida não contar + c/ pessôa alguma e tratar de aproveitar meus poucos momentos sósinha q. é bem melhor _ Fiquei na tenda remexendo, sempre no eterno afam de diminuir bagagem – É 1 pena, tudo meu cheirando a bolor – humidade – malas de couro, pastas e roupas; não sei o que fazer! Os americanos penso q. ficaram c/ minha cadeira e a banqueta pois não estão c/ os brasileiros – não vou reclamar porq. já está no fim e não quero me aborrecer mais, muito embora me façam falta extrema! Ás 16hs,00 fiz um cafesinho mas custou a sahir pois não tenho fogareiro – foi tudo improvisado mas valeu a pena – as colegas gostaram muito e eu tambem. Ás 18hs,00 mantar (+) Chegaram cartas; fui busca-las na tenda dos majors Tinham 3 para mim: do major Lemos, do Snr Gomes e da querida mana Aurea. Bôas noticias. Ela sofreu um grande tombo porém quem me contou foi Gomes e Helena. Espero q. esteja bôa. mandou muitas anedotas recortes jornaes c/ 1 artigo sobre Cel E.M Porto. Dei gostosas gargalhadas _ A sua carta foi extremamente elevada linda e cheia de verdades – ela está em plena

 

PÁGINA 13

evolução e compreensão – sobre – aprende e perdôa. Chegou onde eu sempre lhe dizia _ Só assim nos sentimos leves e felizes _ As colegas durante o dia foram chamadas pª completar enfermarias e escaladas pª serviço da noite, dado ao grde nº de feridos q. chegaram. Os americanos colocaram a instalação eletrica e eu já coloquei minha lampada. Vamos pagar parte da despesa. Que bom pois esta noite poderei fazer grdes arrumações no meu canto e bagagem. O Cel Borba vae mandar 1 portador á casa Pina buscar o que é nosso – preciso então fazer 1 cartinha pª ela _ Perdi a esperança de ir lá pois levaria umas 12 horas (ida e vinda _ ficaria muito cansada – apesar do grande prazer de rever a todos); tambem não consegui condução certa – será arriscar muito ir assim. Resolvi tirar o meu dia de folga amanhã antes q. perca, mesmo q. não caia, pois me sinto muito cansada – escrevi uma longa carta pª Pina. são 20hs,30 – ainda está claro – faz muito frio – vou fechar a tenda. Como sempre remexi até tarde


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário