segunda-feira, 10 de maio de 2021

11 DE MAIO DE 1945

 

Fonte: https://twitter.com/nmnh/status/1180937321883025414

2º DIÁRIO

PÁGINA 29

11-5-45- 6ª feira 38th Parola: Dormi bem, não me chamaram _ Fui ao café e levei 2 ovos. Depois tencionava dormir + 1 pouco porém Jacyra me pediu pª ir c/ ela a Alexandria (no dedo) e, qdo iamos pª a secretaria ela acabou indo no gip e me deixou na mão num situação ridícula! Verdadeiro papel de negro! Não sei porq. todos os dias levo pontapés dessa gente e ainda lhes dou confiança! _ não preciso deles! Antes só de agóra em diante pª não me aborrecer _ Voltei para a tenda – deitei-me. As 12hs fomo eu e Helena almoçar na Lerdade; levei para Sergio: talco e sabonete e,

 

PÁGINA 30

para a mãe dele escova e pasta de dente minha lavadeira esteve na tenda – levou sabão, sabonete e meu embornal pª lava. O calor é barbaro e o sól impéra – não se tem onde ficar – quasi q. andamos nuas _ Fiz café – ás 16hs,00 banho chuveiro e já sai suando do mesmo geito _ As 17hs,30 vae haver vacinação dos officers e nurses no Mess. Hoje estarei firme de 19 as 7 de plantão na O.R. Vacina não pª brasileiros: jantar ás 18hs,00: aza de galinha. Miss Almond não teve condução pª mim. Tive q. falar c/ Mjor Nunes e ele acabou prometendo condução pª ir mas pª voltar não! Estou resolvida a aventurar e lhe disse q. sim. Meu Deus tudo aqui cada vês é mais difícil? Só mesmo quem deslisa é q. consegue o que na realidade devesse ser direito. Estou triste e dispósta a enfrentar novos aborrecimentos agóra no fim. Separei umas peças roupa pª levar pª Pina e as 19hs,00 entrei em serviço na O.R. Dai á pouco chegou Jacyra a procura Jura e me disse q. fosse falar c/ Cel Borba á respeito de condução – Tudo desfeito _ meu plano alterado _ já não farei a loucura de ir á Valdibura – ele prometeu condução certa para

 


PÁGINA 31

a semana. Agóra estão muito ocupados _ Os 2 Q.G. estão em Alexandra (o avançado e o de retaguarda) Só depois do dia 20 deste é q. partíra uma comissão para o Brasil c/ o fim de organisar nossa evacuação – sendo assim penso q. só a partir do dia 15 de junho q. isto terá início – Agóra vou pensar o q. devo fazer amanhã pª aproveitar minha folga – Voltei para a S.O_ tem 3 feridos (1 americano – 1 italiano e 1 tedesco) escrevo estas notas – os rapazes atendem _ Felismente consegui fazer 1 carta pª Aurea. Num instante o Dr. Mansur fez 3 operações – ás 23hs,00 Mess – Ás 24hs,00 chegou outro brasileiro (ferimento bala quasi na femural – escapou por 1 triz – accidente pistola) 2 primeiros brasileiros: bicicleta caíram a 5 metros de fundo __ Precisava dormir 1 pouco mas estou só c/ os rapazes na S.O pois a miss Mies está doente. Creio q. amanhã irei c/ Dr. Santos á Veneza passando por Bologna.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário