quarta-feira, 5 de maio de 2021

06 DE MAIO DE 1945

 

Prisioneiro alemão no final de II Guerra em 1945
Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/segunda-guerra-mundial-em-100-fotos-poderosas/ss-BBNArPc#image=64

2º DIÁRIO

PÁGINA 19

6-5-45- Domingo – 38th Parola: Saí do serviço e fui ao breakfast _ Dr Breno me deu 2 ovos q. o garçon preparou lógo – Dei-lhe as laminas de bisturi e pedi-lhe pª entregar a carta ao Cel M.P..porem soube depois q. este devia ter partido as 4 da madrugada e penso não receber – Também estou resolvida a deixar o barco correr...Não consegui dormi nem me alimentei – um calor abrizador



PÁGINA 20

na tenda e muito barulho de colegas e lavradores no campo _ comprei ½ dúzia ovos a 9 lrs cada um __ Ás 16hs,00 fiz cafezinho – Tomei banho de esponja , vesti-me e procurei me arrumar e distrair pois não me sinto bem. Ás 18hs,00 fui c/ Helena a uma Lerdade de italianos – vida de fazenda – calma, serena – tudo fresco puro e bom – Jantámos lá e até me senti tonta c/ tanto manjar. As 19,30 voltei, passei na O.R e estou livre esta noite (q. pena sempre desencontrado do meu desejo). Contudo preciso dormir e vou deitar-me assim mesmo c/ visita q. virá pª Jacyra. Estou muito magra, abatida e indisposta e peço a Deus pª q. tudo seja breve e possa me encontrar em meu sonhado apartto.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário