quinta-feira, 27 de maio de 2021

28 DE MAIO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 62

28-5-45- 2ª feira: Bologna a Salso 38th: Dormi bem _ Pina levou café na cama pª mim – Só ás 8hs,00 foi que me levantei – fiz breakfast e as 9hs,00 me despedia – passei na oficina pª cumprimentar Bruno e Luici _ tomei tran e ás 9hs,15 já estava na cidade – Comprei 4 coleções postaes (2 pª o chaufer Bahia) – rodei vitrines até 10hs,00 – fiquei emfrente á Catedral S. Petronio até 11hs,30 esperando o danado do gip e nada __ por sorte Dr Souto veio me fazer companhia e resolvemos então tocar pª o hospital á pé _ chegamos as 11hs,50 – Foi bom _ não havia transporte – Eles lá embaracados com a alta de Jura lógo q. me viram me falaram a respeito – eu, felismente entendo um pouco e disse q. o melhor era leva-la pª o 38th Enqto se providenciava isto fui almoçar no Mess dos Oficiaes: assinei o nome e paguei

PÁGINA 63

10 liras Depois voltei e soube q. o Bahia havia ido lá me procurar – trouxe cartas (2 pª mim) de Carlos e Altina – Foi almoçar _ avisei á portaria e ao major medico de Jura q. já havia condução e eles ficaram satisfeitos _ Conversei um pouco c/ Elza e as 14hs,00 saimos voando pela estrada à fóra. No caminho Jura comprou cerejas e viémos chupando _ Dei as coleções ao sargento e me alterei c/ ele pela falta de consideração. Na entrada do hospital quasi q. sofríamos um desastres pois ele teve q. desviar de 1 carro civil e acabou subindo sobre 1 sinal; felizmente não houve nada __ Deixamos tudo no meu quarto e fomos nos apresentar ao major Ary _ Entreguei-lhe o oficio e a papeleta de Jura e dei as noticias sobre Elza. O sargento apresentou 1 serie de mentiras e eu pª não complicar sua situação acabei me calando _ Afinal saiu tudo bem. O major ordenou que pela manhã do dia seguinte este fosse levar Jura em Pistoia pâ se apresentar ao Cel M. Pôrto __ Fiz 1 retoque e saí com ela pª conhecer a cidade _ muito bonita – Jura comprou tudo q. viu e eu 1 saia estampada por 1.200 lrs e 1 ombrella de abrir e fechar por 5000 lrs (quasi a ½ do preço da q. comprei em Milão). Tomamos sorvetes e depois fômos jantar no Restaurante Brescia (vinho, pão, sôpa, óvos em brôdo c/ molho branco) – saímos de lá tontas e cansadas _ Chegamos em casa ás 20hs,00 – foi

 


PÁGINA 64

só a conta de arranjar as camas e deitar _ Bertha disse q. trabalhou pª xuxú (1 briga de a c/ b, num casa de diversões e tiveram 14 casos e 2 mortes! Não encontrei as outras – Meu quarto coberto de 1 pó germicida pª matar os percevejos – as americanas aproveitaram minha ausência pª tirar a linda meza e a melhor cadeira que tinha no meu quarto! fiquei por conta _ É preciso q. as tropas bras. embarq. o qto antes pª evitar sérios acontecimentos.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário