terça-feira, 25 de maio de 2021

26 DE MAIO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 57

26-5-45- Sabado: 38th Parola e Salso Majgiore _ São 18hs,00 da tarde e escrevo estas notas já no meu confortavel quarto de 1 grde edificio em Salso “Instituto Naz. Fascista della Previd. Sociale” _ Partimos de Parola as 9,e tanto _ após o breakfast e acomodação bagagem _ Por despedida choveu horrivelmente a noite toda, e eu pouco dormi _ Vim na frente com a bagagem das 3 colegas – estrada bela – Passei por Fidenza e lógo chegámos ao Hospital – 9 Kmtos  + de trajecto = 10’ +. Tudo tão belo e tão diferente Agóra tenho mesa e cadeira pª escrever confortavelmente. Parece até mentira que só depois de 9 mezes e tanto, foi que consegui ficar só num quarto com tudo q. é necessário _ Creio que agóra vou até engordar _ socêgo e alimentação melhor. Até 16hs,00 estive às voltas para lá e para cá neste imenso hospital, subindo e descendo escadas, providenciando moveis: camas, mesinhas, mesas, bancos e cadeiras para os nossos dedicados e esforçados sargentos e demais praças. Enqto, isso deixei meu quarto fechado c/ bastante flit. Ás 12hs,00 almoço: bom _ belo refeitorio, me fartei. Aqui era 1 hospital alemão e ainda temos muitos feridos tedescos. Ficamos as 4 num corredor dos fundos porém da minha janela se descortina 1 belo e agradável panorama _ Estou com as veias e artérias bastante

 


PÁGINA 58

dilatadas de tanto esforço que tenho feito _ estão tocando gaita no 4º andar e os boys pulam como cavallos sobre a minha cabeça, são 19hs,00. O meu quarto é o ultimo do corredor Nº220. A sala de operações é no 1º andar lá do outro lado _ quasi 1 kilometro de distancia _ Ao lado vê-se a estação ferroviária e ainda 2 comboios: são muito interessantes de feitio: parecem com a boca de 1 sapo as suas extremidades_ Tomei banho no qto mesmo porq. não descobri o banheiro: corri o tôldo para não devassar. Já instalaram eletricidade _ tem bastante agua corrente _ é pena q. não tenha quente _ também é 1 verdadeiro absurdo não ter elevadores. São 19hs,00 tocam os sinos de alguma chieza. As colegas sairam pª dar 1 volta pela cidade – eu estou muito cansada e resolvi ficar _ Ás 18hs,00 jantar: bom _ ando com 1 apetite devorador! Ficou resolvido no jantar que de amanhã em diante faremos horario de 48 hs, seguidas: _ ótimo! só assim poderemos sair com + calma – isso só pª os times cirúrgicos. Sendo assim para começar amanhã iremos pª Bologna e só voltaremos no dia seguinte: eu, Dr. Breno, Contreiras e Sôuto. Agóra vou preparar meu uniforme e tratar de descançar pª levantar-me cêdo – estou de plantão – só peço a deus q. não haja operação _ preciso tato de repouso! Trouxe na minha bagagem tanta lacraia e outros bichinhos mais _ foi uma

 

 PÁGINA 59

matança geral, porém creio q. ainda restou alguns. O retrato da mana enfeita a linda mesinha redonda vermelha, sobre o belo centro de linho beije q. Fernanda me deu. Os 2 de crochet coloquei-os: um sobre a mesa escrivaninha e outro sobre a mesinha cabeceira. Tenho pia no quarto, estufa e armário embutido _ 2 confortaveis cadeiras de braço e 1 outra _ Cama de madeira beije suportes para toalhas, cabides, tomadas elétricas e campainha _ Na parede tem muitas taxinhas _ sabe lá quem e quantos não morreram neste quarto hoje transformado tão bem em “Camera de dona”. A passarada chilrea alegrete. Só sinto não ter aqui bôas roupas de cama e de vestir _ mudamos da agua pª o vinho e temos q. nos apresentar com a melhor aparencia ou por outra, como seres humanos e civilisados _

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário