sábado, 8 de maio de 2021

08 DE MAIO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 23

8-5-45- 3ª feira 38th Parola: - Fiquei na cama até tarde, não fui ao break _ tomei café q. fiz hontem – O calôr pe de amargar – estamos quasi nuas nas tendas _ não se pode dormir – sinto a cabeça cosida – Hoje recebi a “folha de alteração do Field de Janeiro a 24 abril _ Ás 12hs,00 almoço: péssimo! Está tudo em arrumação bagagens – aguardamos ordens para avançar ou partir – Hoje é considerado o Dia da Vitoria = rendição incondicional da Alemanha. Todos contentes e bebem muito. Eu estou indiferente – parece mentira! Só acreditarei qdo chegar no Brasil e abraçar minha mana Aurea e todos A minha enorme bagagem me preocupa não sei como fazer? Recebi agóra 2 cartas: Aymoré e carlos, bôas noticias _ Hoje pela 1ª vez fui ao banho aqui _ chuveiro péssimo! eu  muito esporca. Ás 17hs,30 eu e Helena fomos á Lerdade e jantamos muito bem: vinho – ministra, fritada cebolinha, pão _ comi tanto q. até fiquei mole – Consta que vão ficar para o fim 4 enfermeiras: eu, Jacyra, Carmita e Bertha _ cis o destino vim com as 2 ultimas e voltarei c/ elas. Os comentários são inumeros e diversos: verdadeiros absurdos; airam por nós. Ás 19hs,00 serviço na O.R esta noite firme (Bertha e Sylvia descansam). Há na Yvone 1 lista para quem

 


PÁGINA 24

quizer ir a Milano amanhã e depois: haverá transporte oficial pª nurses. São 22hs,40 desde q. cheguei q. Dr. Maim Monteiro opera, um após outro ferido ou acidentado: fascistas prisioneiros e brasileiros acidentados – e assim vae-se a noite – escrevo junto á lareira enqto os sargentos atendem a operação – estou cosinhando 1 ovo na estufa – estou tonta de sono – Ás 23hs,00 Mess da noite – estou atrazada c/ minha correspondencia mas não sinto coragem – penso q. si houver calma irei dormir na tenda (Santos me chamará caso precise).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário