domingo, 6 de junho de 2021

07 DE JUNHO DE 1945

 

Remédio Seconal 
 

2º DIÁRIO

PÁGINA 76

7-6-45 – 5ª feira: Venezia: Deixo pª escrever amanhã pois já são 24hs,30 e preciso dormir pois estive bem mal Continúo sonolenta sob a ação do seconal e muito abatida devido a falta de alimento e diarréa _ Ás 8hs,00 Rina me trouxe o café _ Tomei-o pois sentia vontade, porém piorei e acabei vomitando tudo. Sinto-me esvair-se _ pedi q. chamassem o medico – mas ele não estava, só ás 13hs queria tanto sair mas não suportei nem o uniforme _ resignei-me a deitar – As ½ dia Rina conseguiu a custo 1 prato de bródo quente para mim; foi o que me valeu _ ficou no estomago e esperei o medico até 15hs como não viesse resolvi sair assim mesmo apesar de toda fraqueza e indisposição (eis o resultado de trabalhos intensos e mal distribuídos) _ o cansaço é o causador de tudo isso – a cabeça está ôca! Por cumulo errei o caminho e andei á bessa no sól ao longo da bela praia – mal me sustinha de pé – já desistia de procurar o P.X. quando na volta me dirigi a um ruivo militar e perguntei _ ele gentilte resolveu a me acompanhar – era um major veterinário ame-

 


PÁGINA 77

-ricano Sidney Y. Michael (da Pensilvania / e disto resultou 1 bela amizade e ótima companhia _ O tal P.X. ficava a 20 passos do hotel, bem no meu nariz e eu passei por ele sem perceber – comprei cervejas, chocolate – cigarros – balas, sabonetes (182 liras) e ele tambem _ um portador veio trazer até ao Hotel – Tornamos a sair a procura de um relojoeiro para concertar o meu pois perdi a cabecinha _ custamos mas achamos e o senhor em poucos minutos o concertou por 50 lrs _ Tornei ao qto era hora do jantar _ o major foi pª o seu hotel Palace, na praia e eu jantei + com receio de me fazer mal – qdo voltava ao dinning-room encontrei o Dr que me havia atendido e se desculpou todo por não poder me ver no outro dia – eu com a cabeça tão vasia, custei a reconhece-lo! Meu Deus! creio que vou ficar maluca – estou perdendo a memoria lentamente!!!___ Sinto um vasio e um torpor – sonolência porém custo a dormir _ As 20hs,00 ele voltou e fomos passear de gôndola – percorremos todos os canaes importante – Havia refrescado bastante e isto me fez bem porque durante o dia o calor foi de amargar (dizem q. faz muitos dias q. não chove aqui). Voltamos as 23hs,00 – ele se foi e eu apesar de cansada escrevi um pouco o meu diário q. estava atrazado até 24hs,15 _ Senti passos e alguem bateu na porta porém eu (não a abri) já sabia q. era Tte americano (Charles) q. durante o jantar insistiu comigo pª dançar e beber (eles são 1 caso serio qdo estão meio tocados! custei a me livrar dele _ passei uma noite mal – nada

 

PÁGINA 78

repousante conforme necessitava _______________________

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário