quarta-feira, 30 de junho de 2021

01 DE JULHO DE 1945

 

Prato de Talharim
Fonte: https://paineirasfit.com.br/produto/talharim/

2º DIÁRIO

PÁGINA 120

1º de Julho 1945 – Domingo – Napoli – Terminus: - Levantei-me na ultima hora pª o breakfast _ estou inapetente devido ao calor, má alimentação e a ancia de voltar. Levei a parte da manhã ás voltas com o problema de bagagem (é 1 aflição). Partiram 2 colegas as 8,30: Osmarina, Elza e oficiaes Tbem pª o Brasil. Ás 11hs,00 desci pª o banho e lógo fui almoçar: péssimo _ Levei o resto do dia na luta com a bagagem – Desci ás 16hs,30 fui comer 1 talharim num restaurant visinho Consegui 4.900 iras – Qdo voltava Sylvia me disse q. eu iria amanhã – fiquei alar –

 


PÁGINA 121

pois tenho q. entregar parte na Intendencia e parte no Deposito _ Só agóra foi q. a noite senti a falta do flas-light _ mais este roubo -. Deus é grande e saberá bem quem é assim como eu sei também _ o fim dessas criaturas é lamentavel _ chego até esquecer o que elas me fazem e ter pena! Chegou a hora do jantar q. foi péssimo! Sentei a mesa c/ 3 capitaes nossos, sendo q. 1 deles estava c/ a lista pª os 2 aviões e vi então q. eu não constava: por 1 lado fiquei mais tranquila porq. ainda tenho tudo por liquidar, mas senti porq. vae 1 turma grande e simpática (Nota: Tenho quasi q. a certeza que alguém se intrometeu no meu logar) mas Deus sabe o q. faz _ há males q. vem pra o bem. Enquanto esperava o cinema conversei um pouco com o Satyro e o Aidé _ colhi seus autógrafos e ainda vão levar mais 2 volumes meus: S- c/ 1 uniforme e tailleurs – 1 boné – 1 bolsa e 1 par luvas americanos __ Q c/ 3 sombrinhas – 1 jogo langerie e 1 lenço Isabela Graças a Deus vou aliviando minha carga aos poucos  - amanhã cedinho o Capitão Cid Pacheco me dirá si poderá levar minha maleta ou não _ O film é engraçadíssimo mas nunca mais q. acabava _ subi pª falar c/ o Cap. Leão sobre o encaixotato de 3 grandes volumes meus. Agóra são 23hs,50 escrevo estas notas – o calor é de matar – Abri a lata de doce leite c/ coco e como c/ pão. Preciso dormir e levantar bem cedo amanhã pª me despedir deles. Estou perdendo muito sangue Ainda vieram me falar o Capitão G. e o Leão.


  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário