sexta-feira, 11 de junho de 2021

12 DE JUNHO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 84

12-6-45-38th Salso: 3ª feira: _ Levantei-me em cima da hora do break – desci lógo – Major Ary partiu _ Preparei-me e saí – na Therme o Dr Botti, me indicou o banho de cura salso iódico por 5 de densidade, 37º temperatura, 20’ __ (10 liras) _ Devo fazer a cura completa de 12 a 15 banhos. Resolvi

 


PÁGINA 85

fazer o 1º hoje para experiencia (10 liras) fóra gorjetas _ A camareira preparou tudo e eu mergulhei na enorme banheira (nada de sabonetes) : fiquei calmamente os 20’ num repouso reparador: senti em meio uma reação de tonteira e via perfeitamente o limite das aguas em ondulações provocadas pela densidade e movimento _ agua salgada e amarela pelo iodo (Cai na asneira de lavar o rosto e sai com ele tostado _ Expirado o prazo toquei a campanhia _ a senhora veio logo com 2 enormes lençóes de linho escaldante e me envolveu e saiu- Lógo às 10hs já estava fóra – Ás 10hs,30 esperei Donna Isabella Corazza na sala junto ao gabinete medico _ Démos 1 volta pela cidade – marquei paroncheire=cabeleirero – passamos pelo mercado e lá encontrei 1 veu preto de filó barrado (400 liras apenas) que comprei pª a minha fadasinha Viuva Samarão _ Ás 12hs,00 almoçava no hospital – depois caí num sono (reação do banho) até 14hs,30 – fiz 1 café pª me animar e tomei com biscoitos _ Tornei a sair _ tinha 1 brasileiro c/ jip na porta e me levou a casa Emilio _ chegando justamente ás 15hs,30 _ Passei hoje por 1 reforma radical _ Shampoo – penteado – manicure – sombramcelhas, massagens e limpeza pele – saí de lá 10’ pª as 18hs paguei 320 liras com gorjetas _ Na volta apanhei na casa

 

PÁGINA 86

Léa o casaco listado já estruturado e vim com ele no corpo _ cheguei na hora do jantar com 1 apetite devorador _ depois mostrei alguns objetos que comprei aos Drs Reis e Souto – estive conversando na O_R_ com os nossos enfermeiros e subi – São 21hs,35 escrevo estas notas _ a luz apagada do teto novate. Agóra pretendo dormir porém Bertha ainda não voltou e estou na eminencia de ser chamada, caso haja grande operação __ Custei a dormir e ouvi vozes das colegas e oficiaes e percebi q. B. havia chegado _ conversaram até tarde – abriram a porta de meu quarto mas eu fiquei imóvel _____________________

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário