sábado, 19 de junho de 2021

20 DE JUNHO DE 1945

 

2º DIÁRIO

PÁGINA 98

20-6-45- 4ª feira 38th Salso: Levantei-me em cima da hora – hoje e amanhã livre _ Fui ao café e não vejo jeito de condução pª ir á Nice etc _ já perdi o entusiasmo pois sei q. vou me cansar mais ainda – Resolvi ir ao banho – Telefonei pª J.: ela marcou 1 chá pª 17hs,00 _ levei a saia na lavanderia pª dar 1 jeito – são 15,40 e ainda não ma trouxeram e, preciso sair! Ando sempre ás voltas c/ a bagem e não concigo dar cabo _ Pedi ao Santos para

 


PÁGINA 99

levar 1 saco pª mim em seu nome pois ele está folgado. Tenho 1 movel q. devo dar e assim tenho dado tudo que não me a liga, mas, cada dia compro 1 cousa. Preciso muito ir para casa _ já ando cansada e as veias, arterias me doem muito. Ás 16hs,00 devo estar pronta pª sair. Lavei a cabeça, depois do almoço e meu cabelo é 1 problema sério, com esta agua clhorada! Tomei 1 café c/ biscoitos _ aqui no hospital, todos os dias chegam e partem oficiaes, nurses etc pª 1 parte q. funciona em no Alessandria – Estão tambem recolhendo ao supphy todo o material desnecessário agóra, pª remeter pª o deposito e depois U.S. Ás 16hs,15 tive q. ir buscar a saia e acabei me aborrecendo e trazendo-a com as manchas _ O Cel Borba chegou transmitindo ordens: preparar tudo pª o dia 23 seguimos para o 32 Station em Napoles _ desisti de ir á Nice _ Breno não poude sair comigo, porq. tive q. executar as ordens _ eu estava atrazadíssima _ fui ao chá c/ uniforme listado e casaco _ tomei 1 carro (a cavalo) e lá cheguei as 17hs,05 __ Isabella e sua mama me acolheram carinhosamente: serviam o Té, tórta, frutas = rilbes (vermelhas e brancas / - Vi suas roupas internas: belíssimas, em cores e qualidade! __ Sai às 19hs,00 – c/ flores, a cestinha de frutos e 2 pedaços de torta (1 pª o Breno); trouxeram-me até ½ do caminho e ainda me deram 2 fotos do Castelo Tabiano (1 pª o B.). Como já

 


PÁGINA 100

havia perdido o jantar no hospital, fui pª o “Emiliano”  no  caminho encontrei brasileiros num jip e levaram meus presentes pª o meu quarto __ No hotel estava o Dr Noly: jantamos juntos, aos poucos os brasileiros foram chegando e ocuparam muitas mesas. Ás 20hs,30 no meu quarto. Avisei Miss Almond q. não irei passear pª Nice e trouxe sua ordem para comprar umas cousas no P.X. de Livorno ou Roma _ Sinto-me exhausta! Em virtude de nossa partida breve de 1 grupo de americanos à noite haverá 1 baile no salão Dinnir-Room – eu prefiro ficar no quarto – daqui os vejos bailar e tambem o film que passam no terraço ao ar livre. Deitei-me um pouco mais cêdo sem coragem pª escrever. O Cel foi obrigado a ficar aqui porq. seu carro jips se quebrou.


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário