segunda-feira, 28 de junho de 2021

29 DE JUNHO DE 1945

 

Ilha de Capri
Fonte: https://www.oguiademilao.com/dicas-de-capri-italia/

2º DIÁRIO

PÁGINA 116

29-6-45-6ª feira – Napoli – Hotel Terminus: _ Dormi+ bem – muito calôr _ Desci pª o breakfast ás 7hs,30 _ estou inapetente _ depois fui ao Salão para a manicure cambiar o esmalte das unhas _ (ela trabalha muito mal) – Carlo Engraxou meus sapatos _ Levei 1 uniforme pª estivar – Depois, enqto esperava que o elevador funcionasse (falta eletricidade), me pús a escrever 1 carta para Aurea * - veio o garçon Silvestre me serviu 1 café ralo e imediatate firmei 1 negocio de 1.480 liras __ Estou anciosa pª q. chegue minha bagagem – estou sem uniformes pª mudar e fazer uns passeios – Subi e preparei 1 volume de 1 kilo para o Tenente Waldemar Aureliano Satyro * levar _ é o seguinte: 2 discos de Gigli, 2 tercos [?] _ 3 coleções postaes Roma – vida Petacci _ foto Putti – 2 cigarreiras _ 2 lencos, 1 carta etc. Graças a Deus, tudo se vae resolvendo bem e vou aos poucos aliviando minha bagagem. Deixei 1 recado pª o Capt. Leão transmitir a minha mana pois não o vi. Falei ligeirate com o George. Depois do almoço (q. foi pessimo) entreguei o volume e a carta para eles e dei 1 para o capt. Leão levar a Francolise – ele prometeu trazer minha bagagem hoje á tarde porém já são 16hs,50 e nada – dormi durante o dia e agóra tomei meu banho _ Um oficial me disse q. as nossas passagens já foram pedidas – preciso qto antes liquidar tudo q. é meu pois não posso mesmo levar. Trouxeram meu uniforme mal passado e eu reclamei e ainda não me entregaram o ról de 27. Com os ame-

 


PÁGINA 117

-ricanos tenho certeza q. andam na linha _ esses italianos são relaxados. Ás 17hs,30 jantar – fui lógo pois estava com muita fome porem tudo horrível – deixei a maior parte no prato _ Desta vês estive com a colega Amarina (muito distinta pessôa); depois tomamos o transporte oficial e fizemos 1 giro pela cidade pª tomar a fresca e informar no porto os meios para se ir á Ilha de Capri _ Na volta estivemos no bar a fumar e a beber coca-cola gelada _ subimos e mostramos nossas compras reciprocas _ dei-lhe 1 porta-extrato de parma e ela deu-me 1 pouco de extrato de Paris _ Desci para meu quarto _ tanto fucei até conseguir mudar a corrente do meu relógio _ estou muito triste porq. a minha delicadíssima estatueta quebrou justate no tornozelo da bailarina _ Afinal já são 22hs,50 e o Capitão Leão não apareceu com minha bagagem – Amanhã terei q. dar 1 geito, custe o q. custar. O meu catamênio chegou agóra na hora e tempo exato _ O calôr é insuportavel _ Não consigo dormir _ Preciso me levantar bem cêdo amanhã. Já era 1 hora da madrugada qdo bateram na porta: era o Capitão c/ o carregador e parte da minha bagagem: vinha cansado, coberto de pó e não consegui falar pª o Brasil _ Fiquei-lhe sincerate grata por tudo porq. é raro aqui na guerra ver 1 gentileza dessa!

  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário