segunda-feira, 21 de junho de 2021

22 DE JUNHO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PAGINA 101

22-6-45-6ª feira 38th Salso: Cêdo breakfast – Ás 8 e pouco já estava na Terma – tomei hoje um rigoroso banho de policía (agua doce); uma camarina esfregou-me as costas – Dei gorjetas a todas e saí _ Consegui 8.00 liras (por fumo e Tec) – Comprei 1 miniatura de 1 porca c/ 6 leitõesinhos em avorio = marfim por 3 paq. Cig = 400 liras __ Levei minha maquina pª colocar o film e os 2 fotógrafos viraram, mexeram e deixaram a maquina em péssimo estado – minha vontade é atria-la fóra! As 18hs,00 jantar – Acomodei tudo até tarde – fiz minhas despedidas com os americanos _ Tenho 7 volumes enormes fóra os q. levarei comigo. Não sei como fazer? Preciso desfazer de muita cousa a receio q= os meus presentes se quebrem ou se extraviem! É 1 sério problema

 


PÁGINA 102

e constante preocupação – estou amarela, pele e osso e com as veias dilatadíssimas! Preciso tanto de voltar à casa e repousar longamente – Ás 21,00 x vólto aqui á tarde de 21-6- eu 1 chaufer e 1 sargento fomos á vila de Gligli _ apanhamos D. Izabella e em 15’ estamos no castello de seu Zio: belíssimo! Tirámos fotografias apanhando lindos panoramos – O interior do castelo e majestoso _ Tem 1 teto com as insinias de todas os hospedes e habitantes nobres que estiveram lá desde longa data __ Foi tudo em 10’ tomamos 1 brinde no terraço – demos bandeiras e ganhamos a foto do mesmo. Descemos na disparada – Fiquei na Vila e eles dois seguiram – acabei jantando novamente c/ a Bella _ Dei-lhe livro”1 dia voltaremos”, revistas _ postal e a ultima fotografia minha q. tirei no Brasil _ Ela presenteou-me c/ 1 belo e significativo fasoleto de testa – em musselina rubra guarnecido à mão c/ renda valenciana branca c/ 1 letra A. __ Jacyra e Carmita já partiram sem nada me dizerem ­_ estou profundamente decepcionada c/ elas e o Cel _ “cada 1 dá o q. tem”! eis o ditado __ Cheguei em casa tarde e procurei dormir * - Agóra volto as 21hs,00 de 22-6. Tornei a vila – levei o ultimo café brasileiro q. restava _ Isa me deu 1 apetitoso peço de fromagio e 2

 

PÁGINA 103

fótos suas _ Recomendou-me 2 discos em Roma das 2 + celebres contraltos do mundo : 1 tedesca e 1 italiana

Ela e sua mãe me trouxeram até ao hospital Dr Breno chegou: conversamos + 1 pouco e qdo se foram tratei de deitar-me – Pedi á chief nurse pª apresentar minhas despedidas a todos.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário