sábado, 12 de junho de 2021

13 DE JUNHO DE 1945

 

Therma de Salsomaggiore na Itália
Fonte: https://ehtta.eu/portal/salsomaggiore-terme-italy/

2º DIÁRIO

PÁGINA 86

13-6-45 – 4ª feira: 38th Salso: _ Levantei-me na hora justa do breakfast _ Lá falei c/ o Cel do B. Brasil que veio com a B. sobre as ultimas remessas q. mandei e a mana não recebeu – ele prometeu ver. Sai lógo pª a Therma – falei com o medico _ ele me examinou e disse: “é magra mas é forte: coração e pulmão bom”. Tomei logo a assinatura para 15 banhos inclusive inhalação para vóz __ Tudo feito fui ao Emílio e ele penteou-me _ Passei no joalheiro e deixei me relogio pª limpar – vi 1 lindo vaso japones e estou louca pª compra-lo, porem ele vae consultar sua esposa, não deseja vende-lo (hei de consegui-lo). Comprei 1 pãosinho e vim embora – Conversei com Jacyra até

 

PÁGINA 87

ás 12hs,00 _ descemos para o almoço _ Depois falei com o dono da fabrica de quadros e prometi ir lá depois do jantar _ Jacyra e Carmita se preparam e partiram para Alexandria c/ destino a França (q. pena, só eu não tive esta sorte). Depois do almoço deitei-me até 15hs,00 (muito sono, reação dos banhos). Agóra, enqto faço 1 cafesinho para me animar, escrevo estas notas _ estava chovendo hoje e eu emprestei minha capa pª Jacyra _ A minha maior preocupação é a minha bagagem (preciso diminui-la, cambiar umas tantas cousas e arranjar mais liras, pois tenho gasto muito). Ás 18hs,00 jantar: péssimo!!! Depois sai para ir á fabrica de quadros e por sorte 1 jip na porta era o Palomo e o Tte Pinto Homem, me levaram até lá _ acabaram comprando porta-retratos _ eu custei a selecionar uns quadros (pois os mais belos já os vendem e outros são particulares): o senhor Colombo Fausto, ficou colocar as mulduras e os trazer amanhã ás 15hs,00 __ Saimos e fomos tomar 1 drink; depois como já era tarde, resolveram jantar no Brescia e eu tornei a jantar pois nada havia manjado _ o Dr Luiz pagou tudo _ Já eram 21hs,00 qdo eles me deixaram no hospital e seguiram pª Piacenza _ O Dr Luiz ainda veio visitar um capitão acidentado hontem e depois deu um pulinho na nossa sala _ Levou 3 massos cig Continental (450 liras) e como irá amanhã c/ o mjor Cuizeno a Venezia, prometeu si tiver tempo e dinheiro, trazer o tal chalé, pª eu pagar-lhe no Brasil _ Estive

 


PÁGINA 88

ainda conversando c/ a Bertha (ela comprou uniformes lindos americanos no P.X em Livorno ou Roma _ Tratei de deitar-me mas custei a dormir _Sem luz _

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário