quarta-feira, 23 de junho de 2021

24 DE JUNHO DE 1945

 

Cemitério Militar de Pistóia
Fonte: http://www.portalfeb.com.br/o-retorno-o-herois-pertencem-a-sua-patria/

2º DIÁRIO

PÁGINA 105

24-6-45- Pistoia S. Saude Livorno – Roma Domingo: Dormi bem _ ás 7hs,10 já tomava o meu fraco breakfast em companhia do Cel M.P.-: como sempre muito atencioso _ pedi-lhe pª ir embóra pª o Brasil – não quero mais esperar; ele prometeu _ Arranjei 1 pouco de café e assucar pª a viagem _ Tivemos q. espera-lo – foi a uma cerimonia com o Gel no cemitério dos brasileiros _ não pude ir por falta de uniforme – senti muito _ enqto esperava _ fui até aà cidade e comprei 1 exemplar da biografia de Petacci (linda 1 pena!). Eu e Dr Noly tiramos 1 fotografia segurando a tocha simbolica dos passeios (porém eu pouco fiz disto). Infelizmente já são 10hs,10 e ainda estamos a espera-lo nossa bagagem fora no gip se escaldando. Lógo depois chegou ele morrendo de calor _ nos atendem e deu as ordens __ seguirei muito breve pª o Brasil e, de avião – estou muito contente porq. darei 1 surppresa pª a mana e todos. Partimos e chegamos na base de Livorno ás 12hs,00 e tanto – justamente na hora do almoço _ Apresentei-me ao major Comte e tratamos lógo de forrar o estomago com 1 almoço bem brasileiro = até a louça etc: arroz, feijão, farinha, petit_

 


PÁGINA 106

pois, cenouras, salada, doce de abacaxi, café, pão e agua – O Dr Cid estava lá todo pimpão e esteve conversando comigo todo o tempo que poude – na nossa mesa tinha 1 rapaz de origem italiana mas, educado e creado no Brasil desde 1 ½  a 19 anos, não me lembro o nome – veio de Milano pª ver se consegue c/ o Gel pª ir pª o Brasil – aproveitei a feliz oportunidade e me desfiz de 1 volume (35 p.cig.=por 7.000 liras); foi tudo zaz-tráz – ele escreveu 1 carta q. levei pª S. Paulo em Cambuci, R. dos Pescadores 199 – Familia Trapani. Saímos de Livorno às 13 e tanto e chegamos á Roma ás 18hs,50 sãos e salvos pois escapamos de morrer á 25 kilometros pª chegar de encontro a 1 caminhão italiano, compretate descontrolado – Durante todo o tempo reabastecemos o gip de ar gasolina e oleo, por 2 vezes. O Dr Reis fêz tudo pª ficarmos num mesmo hotel mas não permitiram – rodamos muito até encontrar o hotel Atlantico Via Cavour onde me deixaram e foram cuidar deles _ estava terene expirado o prazo do jantar – Ocupei 1 confortavel aposento Nº 48 no 2º andar com tudo à mão, mas só tempo de lavar o rosto e descer pª o Hotel São george onde são feitas às refeições – lá encontrei 2 rapazes do Banco Brasil e me disseram

 

PÁGINA 107

q. o Yvo tbem está aqui em Roma e duas colegas do ar, q. não conhecia e me disseram q. tbém Nair está no nosso hotel _ Deixei recado pª ela na portaria – após ter feito 1 otima refeição só sinto estar imunda e c/ uniforme de calças _ Voltei pª o qto – tomei 1 reparador banho quente – lavei tudo q. podia – abri 1 caixa de lunch e estava tudo perdido pois 1 garrafa de cerveja estourou c/ o calor e molhou tudo _ procurei salvar alguma cousa _ Agóra são 22hs,10 escrevo estas notas a partir de 10, e tanto e agóra vou deitar-me – está 1 calor insuportável e o radio do edifício ao lado está berrando 1 trecho de opera, Estou triste porq. o americano me informou q. o PX amanhã estará fechado o dia todo pª balanço – Não sei como fazer? _ Deus me ajudará como sempre – agóra vou procurar dormir

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário