quinta-feira, 17 de junho de 2021

18 DE JUNHO DE 1945

 

Roteiro Salssomaggiore a Alexandria (Google Maps)

2º DIÁRIO

PÁGINA 94

*18-6-45-2ª feira: 38th Salso- Alessandra: Acordei ás 6hs,00 c/ o despertador q. B. deixou no meu quarto _ Preparei-me toda c/ uniforme de brim, calça comprida, americano – desci pª o break e depois ás 7hs, tomei o caminhão supphy; na frente c/ o chaufer e o

 

PÁGINA 95

sargento americano – atraz 3 ofolatis c/ bagagem até bicicleta – no caminho subiram mais 2 soldados: 1 bras e outro ital. Chegamos em Alessandra ás 10hs,20 e passamos por Piacenzia e diversas cidadezinhas – lá 1 comboio brasileiro tbem. se deslocando pª Napoles. No Q.G. telefonei lógo pª o Capitão Ahmir, da manutenção – ele me poz 1 jip á disposição c/ o chaufer Moacyr – fui á celebre Fabrica chapéus Borsalino e comprei 14 carapuças – gastei quase todo meu dinheiro, perto de 10.000 liras, pois não reisti a tentação. Depois passei no Batalhão saúde P.C. e fiz 1 viração c/ o chefe da cosinha – Fomos à manutenção almoçar; matei ás saudades do Brasil: arroz, feijão, farinha, ovós fritos, carne picadinha – doce de pera – Depois fui ao Q.G. (Moura já partiu ha tempos para o Brasil): fiquei triste _ Escrevi uma carta pª o Gel  M.M. e qdo entregava ao Cel Braga, toquei no assunto da viagem á Paris o q. ele prontate concedeu e mandou lógo preparar as vias: eu, Bertha, Cap. Rozario – levei nesse léro-léro de lá pª cá até 14,20 – Na manutenção fiz 1 grde viração c/ o Josué chefe da cosinha e quase q. enchi gip – Moacyr foi tomar 1 sorvete comigo (verdadeiro absurdo) 70 liras = 14 cruzeiros! Pessimo ainda por

 


PÁGINA 96

cima – Sentia a dor na cabeça, falta do café – voltei á Frabrica e consegui uma diferença de 2.000 liras _ Dali rumamos pª a manutenção _ esperei o jantar _ ótimo c/ café – Só ás 18hs foi que outro chaufer veio me trazer – voavamos e chegamos as 20hs,05 no hospital – antes deixei a maior bagagem na casa da Tomy Via Trinto Nº20. Falei c/ a Bertha e + 1 vez a tristeza me invadiu pois vi a traição ela já estava pronta e preparada pª ir a Nice sem nada me dizer! Partiu na mesma condução pª Alessandra _ o chaufer levou pª mim 1 caixa pó de arroz do Brasil pª Warda e 1 pacote cigarros pª Snr Borsalino: Procurei o Capt. Rosario pª falar-lhe mas ele não estava – Dei 1 pulo na lavanderia – resolvi o caso das botinas velhas mas a roupa de Neuza está 1 espeto! não a quer – vou acabar deixando de graça pois não posso carregar tudo – sinto á cabeça estalar – São 23hs,35 escrevo todas estas notas antes de deitar – amanhã terei 1 dia cheio – não sei como resolver tudo de 1 só vês! Afinal B. só fez ½ do plantão meu q. devia. Agóra vou procurar dormir __.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário