domingo, 13 de junho de 2021

14 DE JUNHO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 88

14-6-45- 5ª feira: 38th Salso: - Levantei-me cedo para o café _ estou de serviço _ estive na O_R _ preparei só 2 mezas (pouco movimento) e subi; as 8,40 por sorte 1 caminhão nosso na porta, me levou na Thermae _ tomei meu banho e inhalação _ encaminhei um negócio c/ a senhora camareira e ás 10hs,00 já estava de volta – antes passei na Casa pª encomendar a saia pª Jacyra mas está fechada por 1 semana (informação ao lado). Ás 10hs,30 aneething no mess – fui, mas era só pª as nurses __ Bertha foi pª Alexandria – resta só eu aqui _ Ás 11hs,30 1 nurse trouxe na porta de meu quarto 1 buquet lindo de flores c/ bambú japonez e 1 cartão amavel de Isabella _  Senti na a ve-la pois desci e ela já havia ido. Ás 12hs,00, almoço: péssimo: _ salada e ensopado de batata encruada c/ carne mastigada de lata !!!! ___ Depois, tratei de deitar-me até 15hs ___ Dia  lindo de sól – Agóra escrevo estas notas enqto preparo meu habitual café _ Afinal já são 15,30 e o tal dos quadros não veio _ penso q. o militar police, não o deixou subir .... é 1 fiscalisação rigorosa! Ás 17hs,50 desci _ passei no quarto dos oficiaes e vi que tinha cartas para mim: 2 de Aurêa c/ recortes de anedotas; 1 de Gilda, postaes de Enio e Almir, carta Carlos, 2 de Yvo c/ as notas de remessa do Banco. Fiquei tão contente e

 


PÁGINA 89

só pude le-las melhor agóra á noite 22hs,00, depois de escrever mais estas notas _ No jantar me disseram q. um senhor estava na portaria com 1 embrulho – assim q. terminei desci: era o Snr Fausto com os quadros _ tinha vindo ás 15hs,00 e disseram-lhe q. eu não estava (um inferno!) A custo o guarda o deixou entrar comigo _ passamos pelos fundos e chegamos no meu quarto: os quadros  Nº de 4 miniaturas na importancia de 2.960 liras __ cambiei-lhe umas peças de roupa em 5.100 liras = resultado ele ainda me deu a diferença 2.160 liras +, penso. Dei-lhe 1 pouco de assucar e café – ele é simpático, lembra meu pae. Agóra para levar o embrulho, não foi possivel – Sai com ele até á casa Léa – lá prometi deixar amanhã o volume e ele depois apanhará _ A lavanderia ainda não mandou meus uniformes. Vi Palomo num jip, ainda róla por ahi. Na portaria estava a Carolina, não a deixaram subir – uma lastima! _ Depois veio o Lucas com 1 bilhete da senhora da Thermae, não a deixaram subir – um caso sério – já estava cansada e não desci – mandei-lhe o recado que amanhã lhe falaria _ Afinal consegui + um pouco de café + assucar e picolo penso de toucinho com o boy da kitchen (dei-lhe 3 pacotes cigarros). Depois de tanto virar e mexer no quarto resolvi deitar-me, reler as as cartas: ótimas noticias e me ri muito com as anedotas _ Estou alegre e nervosa (1 mixto de sensações e comoções pois hoje tudo me correu bem e agóra Dr Reis me disse que descemos a 21 ou 23 –

 


PÁGINA 90

dêste pª Napoles e talvez de navio e quem sabe si não passaremos ainda pelos U.S,? ! Nenê me disse q. vae bem de saúde – recebeu + 5 volumes _ descreve fielmente a manifestação do nosso povo com a noticia da Vitoria – disse q. Olga Mendes, Heloiza Villar já chegaram c/ as noticias + diversas – que as nossas encomendas foram suspensas – Yvo sempre gentil e atencioso remeteu fielmente todas as importancias pª a mana – estou tranquila pois as notas estão em meu poder _ Pelo que vejo me resta poucos dias e terei q. dar muitos pulos pª resolver inumeros casos meus particulares pª diminuir minha bagagem  O dia passou calmo na O.R: - só 1 caso de sutura secundária. Tomei um café requentado e agóra pretendo dormir socegada, com a graça de Deus ... Li e reli com prazer as cartas que recebi.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário