quinta-feira, 10 de junho de 2021

11 DE JUNHO DE 1945

 

Cosméticos Dorothy Gray 
 

2º DIÁRIO

PÁGINA 83

11-6-45- 38th – Salso – 2ª feira – Aniversario da mana Aida _ nenhuma carta pª mim, ha tanto tempo e tudo na mesma pasmaceira _ Hontem á noite ventou muito e me parece q. chuviscou 1 pouco _ Tive uma noite reparadora – havia passado bastante leite de colonia e creme Dorothy Gray no rosto tostado do sól, só o vento _ Levantei-me – Breakfast e depois O_R_ tudo calmo – plantão até 7 de amanhã _ quase nada pª fazer subi; ajeitei tudo no meu quarto – dia de sól e calor – escrevo estas notas antes do almoço _ Coloquei as rosas murchas na jarrinha azul q. comprei hontem ao lado do retrato da mana Aurêa. Sinto moleza e sono. Após o almoço tivemos 3 pequenas intervenções na O.R. só escapei às 15hs 00 – fui lógo levar minha roupa na lavanderia Lino, e fazer negocio na Pellecheria Léa _ Voltei as 16,30 – antes havia feito um cafezinho ralo (pouco pó) _ Tomei 1 ligeiro banho esponja no quarto lamentei perder a manhã no qto. porque na

 


PÁGINA 84

Therme, só até 12hs __ Ás 18hs,00 jantar – O major Ary parte amanhã e veio então nos fazer 1 visita de despedida – nos reunimos no qto. de Carmita (Bertha ainda não voltou) _ Palomo finalmente apareceu (que pena parte tambem amanhã pª Napoles). Eu, não sei qdo. terei este prazer _ Fui com ele até á casa Léa, de jip e seu companheiro Rocha prometeu me levar á Valdibura si ficar aqui ainda __ Drs Contreiras e Breno apareceram lá e acharam as belas lanjeries muito caras. Ás 20hs,00 tornei á casa mia _ tomei cerveja – café, pão c/ bananada e conversei até tarde com Jacyra – Ela . Cel B. e C. pretendem ir à França e eu vejo que fico só e não disponho de condução pª ver a bela Paris _ Aproveitei o Mjor Ary para levar 2 cartas minhas (1 pª o Cel M. Porto, em Pistoia e outra pª a querida Aurea c/ 2 fótos suas). Deitei-me tarde – Sem luz no quarto, só na cabeceira.

   INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário