domingo, 27 de junho de 2021

28 DE JUNHO DE 1945

 

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/796926096539200449/

2º DIÁRIO

PÁGINA 111

28-6-45-5ª feira: Napoles: Terminus:  Levantei tarde e com moleza – Desci as 7,30 pª o breakfast = oje 1 ovinho estralado pª agradar _ G. estava tbem – Desfiz-me de umas cousas com o casal de camareiros e apurei 1.400 liras _ Sai para o P.X. e por sorte 1 americ me ofereceu seu confortavel gip e me levou até lá – Esperei na fila até as 10hs,00 quando abriu _ Dei chocolate e coca-cola pª as 3 senhorinhas e comprei o q. me faltava 1.520 liras _ Na volta tive a satisfação de encontrar o Cel Peixoto. Capt. Ratsbone e capt. Reis q. gentilte me trouxe a preciosa mala branca e algumas peças de uniformes, mas não o que preciso mais _ Depois encontrei + 2 brasil. Oficiaes e aguardei o transporte oficial q. nos trouxe até á porta Subi e apurei lógo umas 2.500 liras + - estou vendo si recupero o dinheiro q. gastei pª me prevenir pela longa viagem. Ás 11hs,30

 


PÁGINA 112

desci pª o almoço: 1 americana e G. me fizeram cia ela fala: inglês, francês, italiano e vae servir ainda no norte da europa: Alemanha, Yugoslavia, Polonia, etc. _ esteve no Egipto e tem viajado muito _ foi uma bôa palestra – noutra mesa os 3 oficiaes chefes se sentaram e qdo saiam fui me despedir deles e pedir minha bagagem _ Durante o dia deitei-me e as 16hs,00 desci pª 1 banho – sinto a cabeça ôca – penso q. é falta de alimento e o excesso de calor. Agóra são 17hs,30, escrevo tudo e depois vou descer pª o jantar _ a orchestra está tocandoporém não gosto do seu repertório. O dinning-room repleto porq. desci tarde; procurava 1 logar qdo o garçon me levou pª a mesa de G. q. eu não tinha visto – positivamente não suporto esta alimentação _ sinto fome de tudo que tem no meu Brasil. Qdo esperava o elevador vi o celebre Capt. do E. M. (de cavanhaque curto) disse-lhe q. desejava ir a Palermo – ele amanhã irá telefonar pª o Brasil e eu aproveitarei para mandar noticias minhas; si Deus quiser. Só hoje me animo a ir ao cinema aqui mesmo no hall do Hotel – de 20 as 22hs,00 – gostei muito: film colorido – versando bailado clássico e estilisado (lembrei-me tanto da mana Aurea. Dia 3 irão + 2 brasileiros que se ofereceram pª levar 1 carta e 1 volume de 1 kilo; que bom, vou ´reparar tudo! Agóra são 22hs,10, acabo de anotar tudo –

 

PÁGINA 113

O calor é por demais e não sinto vontade de dormir. Sonhei durante o dia com Papae.


  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário