terça-feira, 15 de junho de 2021

16 DE JUNHO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 91

16-6-45-Sabado – Salso 38th:  Custei a dormir, como sempre e acordei tarde pela manhã – Devia sair, mas Bertha nada me disse até agóra – fui pª o café e na volta Bertha me procurou – pediu café e disse q. perdeu a hora e talvez o chaufer houvesse já partido – diante disto e  e mais outras cousas, desistir. Fui para o meu banho –

 


PÁGINA 92

calmamente pois graças á Deus estou livre 3 dias – ojé, domingo e 2ª – aproveito o tempo precioso pª cambiar e liquidar meus casos _ Sinto a cabeça fraca e já nem me lembro de tudo q. fiz – São 22hs,00 e escrevo apressadamente – Sei que sai varias vezes com volumes – fiz 1 movimento de umas 10.000 liras (sendo + de 5 de Bertha). Tomei 1 sorvete c/ Dr Reis na praça – almocei no hospital: péssimo – deitei-me 1 pouco durante o dia – fiz café – afinal comprei o que tanto cubiçava: o anel pedra verde = 2.000 e o relogio suisso de mesa = 3.500 (só vi depois q. não despertador) mas um modelo original – agóra estou cubiçando um espelho = 5.800 lindo de pedras verdadeiras igual ao anel, porém não quero gastar tanto dinheiro _ preciso ir embora qto antes porque sinão fico a néris e cada vez vou me enchendo de cousas ______ Afinal resolvi jantar na cidade no “Hotel Emiliano”, pois já eram 19hs,00 = me fartei de 1 bôa e suculenta sôpa – pão vinho, fromaggio, mas no 2º prato parei = carne de carneiro c/ batatas douradas e 1 môsca futa tambavi – larguei tudo lá – o sargento brasileiro muito gentil pagou tudo e eu sai – ele ficou c/ os outros pª conversar c/ as senhorinhas Comprei 1 Kilo de sal por 100 liras pª levar pª Pina, mas não irei mais amanhã a Bologna _ Qdo  - já estava deitada me chamaram era a Isabella c/ sua mama lá na portaria que me convidaram pª jantar amanhã

PÁGINA 93

em sua bela vila – Pela manhã havia encontrado Isabela na cidade e viemos juntos até o hospital: dei-lhe revistas americanas, chocolate e 1 pacote de chá preto – conforme havia promesso_ Agóra são 22hs,30 e pretendo dormir. Hoje + fresco – chuveu um pouco e parece q. choverá ainda.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário