quinta-feira, 24 de junho de 2021

25 DE JUNHO DE 1945

 


2º DIÁRIO

PÁGINA 107

25-6-45 -2ª feira – Roma: Levantei-me tarde pois Nair esteve conversando comigo até 24hs,00 e tanto – A camareira só trouxe meu uniforme listado á 8hs,15 ás 8,30 desci – Perdi o café no S. Georgio e tive q. esperar até 9h,00 o daqui – Capitão Reis, cansado de me esperar, pois o metre do Hotel me confundiu c/ outra e disse-lhe q. eu não estava. É sempre assim – eu a esperar sempre e todos a dizer q. não estou – Afinal ele se foi, ficando de voltar

 


PÁGINA 108

Já são 14hs,00 e nada. Tomei meu breakfast – estive vendo umas vitrines em frente enqto esperava _ Comprei postaes 260 liras – Nair e as outras se foram – deixou-me seus tercos pª o Papa benzer. Nisto chegou o Bahia e saímos _ rodamos a cidade _ eles ficaram no Vaticano (calcularam mal) _ Não vamos mais embora hoje – Comprei 1 linda pulseira em prata e 1 pedra verde por 3.000 liras e entrei c/ 1 desconto de 500 liras (scat,)! __ [?] lençinho  a oleo a 300 lrs para Nenê _ No proprio hotel havia 1 senhora vendendo belos objetos – acabei me enforcando: 1 lindo centro de mesa em linho bordado de Venezia por 4.000 e ainda + 2 lenços a 280 = 4560 (entrei com 900 liras em valores diversos) _ Ás 12hs,00 fui almoçar e depois vim pª o quarto – dormi um pouco e acordei sentindo uma depressão do calor, fraqueza e fome _ toquei a campanhia e ainda telefonei pedindo um lunch mas não foi possível _ tomei então 1 calice de vinho branco (q. tinha na terma) e um bom banho _ As 16hs,00 sai – fui a casa de discos lá nos confins do mundo – junto á Piazza Venezia acabei não comprando os da celebre contralto Ebe Stegnagni mas sim 2 de Gigli (estão pª a hora da morte) 800 lrs fora 12% de imposto. voltei imediatamente e cheguei no Hotel as 17,40 – Havia 1 recado de Dr Reis dizendo q. me procurou 2 vezes e q. tornaria ás 19hs,00 _ Ás 18hs,00 fui jantar no San Georgio – Um oficial americano me mandou servir gêlo e a orchestras gen-

 

PÁGINA 109

tilmente tocou “Cidade Maravilhosa”; fiquei tão contente! _ O Dr  Reis chegou e lógo tambem

o Tte Yvo (do B.B.). Foi 1 palestra agradavel – saímos; eles se foram e eu agóra 19,20 escrevo estas notas _ está um calor de amargar! Vamos partir amanhã ás 6hs,00 – esta noite darei 1 voltinha e me deitarei cêdo.

  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário