segunda-feira, 7 de junho de 2021

08 DE JUNHO DE 1945

 

Murano: a ilha dos vidros de Veneza
Fonte: https://apureguria.com/europa/italia/murano-a-ilha-dos-vidros-de-veneza/

2º DIÁRIO

PÁGINA 78

8-6-45-6ªfeira: Venezia: Levantei cedo para o breakfast q. foi pessimo – estou inapetente e medrosa _ Ás 9hs,00 o Mj. chegou e saímos imediate para a cidade de lá tomamos 1 gondola e fomos ao cemitério q. fica numa ilha e depois á fabrica de Mosaicos de murano – pouco comprei porque tudo grande – difícil de transportar e fácil de quebrar – vimos o processo de manufatura – pintura a óleo á mão pelos hábeis artistas e depois ao forno numa temperatura elevadissima  de 400º gastei 420 lrs em 3 pecinhas: 1 minuscula estatueta estilisada, 1 jarrinha azul c/ 1 dama veneziana antiga e 1 pratinho torneado florido _ chegámos a praça S. Marco ás 12 e tanto – ele tirou umas fotografias e depois partimos numa barca repleta c/ umas 800 pessôas até ao Lido _ cheguei no hotel as 13hs,10 – mal me retoquei e desci pª o almoço q. fina ás 13hs,30 – sentia fôme – o menú não satisfaz __ Ele foi para seu hotel ficando de voltar á noite – eu deitei-me até 15hs depois corri o comercio aqui no Lido e só comprei 1 chapéu de palha pª praia por 120 liras quiz tomar 1 sorvete não não encontrei – voltei pª o qto às 17hs,00 _ tomei meu banho – me preparei e desci pª o jantar as 18hs,10 __ depois subi – separei as compras – bateram na porta = era 1 Tte americano: Robert W. Brown me convidando pª ir ao cinema mas eu

 

PÁGINA 79

recusei porque aguardava visita _ ele se foi e eu aproveitei para por meu diário em dia – afinal já são 20hs,05 e o major não veio _ lógo hoje á tarde q me sentia melhor e talvez fosse ao cinema. Afinal ele apareceu ás 20hs,30 e disse q. havia marcado essa hora _ não saí mais e estivemos conversando um pouco _ depois ele se foi e eu tratei de deitar-me pª repousar

  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário