sexta-feira, 18 de junho de 2021

19 DE JUNHO DE 1945

 

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/trate-filhos-como-gostaria-ser-tratado/

2º DIÁRIO

PÁGINA 96

19-6-45-3ª feira: 38th Salso – Alessandria: - Levantei-me atrasada. Estou de plantão – fui ao café e depois para a O-R- fiz qualquer cousa ligeira – tudo calmo – saí para

 

PÁGINA 97

o banho salso-iódico (agóra o movimento aumenta de dia para dia e custa-se a ser atendida): perco 1 tempo enorme lá e penso que não irei até ao fim da serie _ Já estou com 10º de densidade – sinto tonteiras e flutuo na enorme banheira _ estou emagrecendo e ficando muito amarela – espero depois engordar com a reação. Ás 12hs,00 almoço: péssimo. durante o dia estive na lavadeira, na lavanderia e casa Léa – Á tarde perdi um tempo enorme na cidade a esperar que o relojoeiro abrisse pª apanhar o meu relogio _ enquanto isto tomei 1 sorvete _ resolvi uns câmbios verdadeiro prejuízo pª mim, com a casa Ubaldo – acabei comprando 1 caixa de Pó arroz “Caron” que de 1.000, ele me deixou por 800 liras, mas vi em casa q. estava aberta – no caminho vi uma creatura jovem, linda gritando desesperadate com sua filhinha nos braços – fui até lá: a creança estava c/ convulsão: procurei fazer o que estava ao meu alcance até q. viesse o médico _ só saí qdo _ vi que ela já movia o maxilar e os olhos (havia almoçado; estava com forte reação vacina anti- variolica e fóra passear numa carroça com a cabeça exposta ao sól ardente)! Dali fui á casa da senhora Fabíola _ ela fez 1 cartão para sua mana em Nice, pª eu levar e me serviu 1 conhaque _ cada vez fico mais tonta – sai com as pernas bambas, pois estou muito fraca e não estou habituada a beber como aqui na Italia _ Cheguei em casa na hora do jantar após ter

 


PÁGINA 98

resolvido 1 caso de Dr. Breno, As 18hs,30 P.X.= comprei a ração de Jacyra tambem e desta vez tudo extremamente caro: gastei 1.140 liras! cousa que nunca  em PX_ se pagou. Carolina veio trazer a roupa de Neuza – q. tristeza _ ninguem a quis! Ás 21hs,00 chegou o Tte Paula Cidade á procura de Bertha e acabou tendo que conversar comigo _ aproveitei seu caminhão e apanhei o saco de latarias na casa da mipote = sobrinha da Tony. Qdo voltava encontrei Isabella c/ seu sobrinho e ficamos conversando um pouco fóra, pois não pode entrar visitas _ O Cel Bórba, G. e Carmita chegaram __ Fiz um café para Cidade, G. e eu _ Ás 23hs,30 qdo saíram fui ainda limpar minha saia gabardine e acabei fazendo novas manchas _ só as 24hs,00 foi que me deitei, exhausta. Jacyra comprou perfumes interessantes em pasta e modelos de dados: um amôr – senti tanto em ver q. ela não se lembrou de reservar 1 só para mim – Deus é grande e não morrerei por tão pouco! Até agóra nada me faltou de necessário.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário