terça-feira, 22 de junho de 2021

23 DE JUNHO DE 1945

Arroz em Bródo à Italiana
Fonte: https://receitas.globo.com/sopa-de-arroz-brodo-a-italiana-50eec6f94d38852a5500003f.ghtml

2º DIÁRIO

PÁGINA 103

23-6-45- Sabado 38th Salso – Bolona – Pistoia: Ás 6hs,30 já de pé – preparei tudo – desci pª o café apanhei minha “folha alt” = bôa e só ás 9hs foi q. partimos num gip só com o extritamente necessario a bag. maior num caminhão: eu, Cap_ Reis, Tte Souto e Bahia _ Santos sempre gentil desceu tudo meu __ Ás 11hs,00 deixamos o Souto no 6º G.el Hops. pª ver Elza e viemos para a casa Pina onde escrevo estás notas após um farto almoço: nós 3 e + Dr Noli Reis e Bahia foram levar o S. do hospital pª a estação e chegaram com a noticia de ficar até amanhã, c/ toda a bagagem ao léo! Deus me guarde! Não sei q. fim terá?! Ele e B. foram a Piacenza buscar rações pª todos – enqto isto repousei o dia todo – Dr Noli foi à cidade _ Agóra são 18,30 – Todos da casa esperam os dois q. devem retornar exhaustos Com isto nossa viagem se atraza – Tudo do brasileiro é assim – 2

PÁGINA 104

horas de viagem e 24 de espera e despesas! Não sei se ainda iremos esta noite ou si dormiremos por aqui. Graças á Deus eles chegaram as 19hs,30 _ levaram as rações á estação – fizeram muita rápida a viagem – se preparam e tivemos então 1 excelente jantar: arróz em bródo, costeleta fresca em óvos – presunto – batata frita – pão fresco – frutas _ vinhos – agua mineral – apenas foi interrompido com a chegada inesperada de Jacyra, Carmita, Cel. Borba; Bruno foi com eles á procura de 1 hotel e virão amanhã almoçar lá _ Durante o dia repousei 1 pouco com a Fernanda, enqto Pina foi ao cemitério _ Mára veio cumprimentar e a nona tambem – acabei ganhando 1 fótografia do celebre ortopédico italiano Putti dando 1 aula aos médicos a mana de Bruno junto, pois trabalha como sua instrumentador há 30 anos. Enqto jantavamos Bruno arranjou 1 mecanico que conseguiu restabelecer a luz aos faróes – foi ótimo! só assim poderemos viajar á noite – Luiz fez questão de pagar ao homem _ Saimos satisfeitos ás 21hs,15 deixando de regalo 1 caixote peq. c/ diversas cousas _ A viagem foi muito agradável _ fresca e até fria – antes de Colleira vestimos os agasalhos. Em Bolona faz 1 calor que abafa e as moscas não dão trégua. Você com 1 mão come e c/ a outra abana. Chegamos em Pistoia no Q.G. q. agóra está noutra casa – ótimo – em frente a um bar – os italianos estavam dansando só tangos ao som de excelente orchestra. O CelM. Porto dormia – o

PÁGINA 105

Capt. Ratsbone nos acomodou – eu fiquei na propria casa num quarto picolo mas confortável – Havia aqui no correio 1 encomenda pª mim _ os celebres doces de figo de Natal – completamente azedos _ Caí na cama pesadamente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945.
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.