sexta-feira, 25 de junho de 2021

26 DE JUNHO DE 1945

 

Roteiro de Roma a Nápoles, passando por Francolise
Fonte: Google Maps

2º DIÁRIO

PÁGINA 109

26-6-45- 3ª feira Roma – Francolise; Napolis: Levantei me ás 6hs,00 _ desci pronta _ Fiz meu breakfas – no San Georgio e as 7hs,30 chegou o gip com a turma e partimos imediatate _ fizemos otima viagem – passamos por 1 reta interminável de 38 ktros  de extensão ao longo de 1 rio em + zona de malária – chegamos em Francolise ás 10hs,50 _ acampamento entre oliveiras. Dr Reis não encontrou nenhum chefe pª nos apresentar – Agóra são 11hs45 – apiadamos no gip ao sol _ O pó é fino e alto – O calor entontece e as cigarras cantam _ Este acampamento apezar de bem organisado / pelos americanos, está situado num zona péssima! – calculo o grde sacrificio de todos os nossos q. aguardam c/ ansiedade a ordem de partida – dizem q. o 1º escalão deverá seguir de navio lá pª o dia 10 ou 12 proximo _ Amanhã partira 1 c/ viaturas _ nele irão poucos – apenas os de seu ramo de controle. Afinal chegou o Cel Peixoto – Dr Reis conversou c/ ele – Ás 12hs,00

 


PÁGINA 110

almoço: ótimo! alimentação brasileira, tudo brasileiro – graças a Deus começo a me sentir no meu ambiente. Depois, o Cel deu as ordens: os 3 ficar aqui na Station Area e o Dr R me levar pª Napolis (apresentar ao Major Osaias): com isto me aborreci e acabei perdendo a calma: disse-lhe umas tantas cousas (o q. depois me arrependi porq. ele é até muito bom e distinto). A guerra e principalte o fim nos tira a paciência. Consegui c/ o sargento da cosinha uns manjares pª o resto da viagem _ Partimos ás 14hs,00 + foi 1 enferno procurar o posto de abastecimento do gip e sem resultado pois não tinha nada: tudo vazio – O sol queimava e a nuvem de pó abafava a gente _ Todos quase nús, só com o calção de ginastica. Afinal chegamos em Napoles ás 16hs e tanto – róda e mexe a procura do Hospital 75 e nada – por sorte o Dr Reis viu num janela do “Terminus” (anexo) 1 oficial seu amigo e nos orientou: acabamos indo á P.B.S. e o Cel Julio de Moraes, muito gentil nos atendeu: deu-me a ordem pª ficar no hotel e aguardar o embarque – deixei meu nome no livro e vi que a fila é enorme. Estou tão contente! até nem acredito _ Estou livre do tal 32 hospital e de tudo – Só lamento não estar c/ a minha bagagem – O pessoal q. veio no trem c/ ela não sei por onde anda __ Dr Reis me levou até ao hotel e partiu de volta – pedi-lhe pª ver meu

 

PÁGINA 111

pagamento e minha bagagem – Quase na hora do jantar – 5º andar – quarto 214 (péssimo) banho no térreo – a custo passaram o unico  uniforme americano (27 liras) q. trouxe – estou imunda e cansada! Lavei a cabeça etc. Ás 18hs,00 desci pª o jantar com os cabelos ainda molhados _ O salão repleto: todos: oficiaes brasileiros e americanos e nurses: tomaram o banho e fazem as refeições aqui. Na mesa 1 capt. americano me convidou pª passear – conheceu a colega Ariomara (da escola A.N.) e me disse q. esta manhã as 6 partiram de avião _ Tem aqui 1 senhora (q. trabalhou no 7 Station tambem aguardando a partida). Resolvi sair pois o calor é de amargar – por sorte ele – George  tem gip e fizemos 1 belo passeio dirigido pelo John (chaufer). Napolis agóra está bem melhor: belo aspecto e mais limpo – o movimento é enorme _ vimos no caes 1 enorme transatlantico q. aguarda o pessoal. Ás 22,40 já estava no meu quarto, com 1 sêde louca – sem agua na pia. Custei a dormir porque lógo encontrei 1 percevejo (talvez tenha trazido no meu pijama de lembrança do Instituto Tedesco). O refeitório é no sub-sólo – cada refeição 10 liras e deve adquirir antes 1 pacotinho de assucar (apenas 1 c. sópa). Horário: B:6 ½ ás 8 – L: 11,30 ás 13,00 – D: 17,30 ás 19 Pretendo ir ao P.X. amanhã. Dormi _____________

  INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado transcrito até metade do dia 18 de dezembro de 1944,  há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário