terça-feira, 3 de novembro de 2020

03 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Entrada do Club dos ingleses em Pisa  após a inundação do Rio Arno
Acervo do CDAPV

PÁGINA 162

03-11-44-5ª feira – Piza – Levantei e mal tive tempo para me vestir – ordem pª descer – deixei o pouco q. me resta em completa desordem – Não tem agua pª beber etc. Sinto-me triste – Em caminhões _ molhadas até o joelho fômos todas para o edifício em construção, improvisado em hospital _ Doentes por toda a parte _ misturados as enfermeiras e nações _ no chão em padiolas em camas tripê – uma cousa lôuca – O Break dos doentes saiu tarde e o nosso já havia perdido a esperança e sentia a cabeça estalar qdo

 


PÁGINA 163

tivemos ordem pª descer e nos alimentarmos na medida do possível (não sei como conseguiram salvar ainda estes alimentos) foi 1 milagre. Ficamos todas distribuídas pelas enfermarias horario de 12hs de 7 as 7. Só uma ficou na O.R __ Foi 1 custo para encontrar os nossos feridos brasileiros – até no porão sotão em cima e cheio d’agua haviam 5 deles – subí por 1 escada e fui até ou o telhado e de lá vi todo o nosso acampamento inundado até o pico das tendas em regiões mais baixas _ só tivemos 1 refeição hoje _ distribuído primeiro cigarros e chocolate pª os pacientes – agua só pª dar medicato e com cuidado! As 16+- foi q. saiu o almoço pª eles e mais nada. O nosso foi +- ás 18hs em 1 fila interminável _ Dr. Ernestino só apareceu tarde qdo um grupo de colegas tentava escapar em um caminhão pª ir ao Hosp. ver si salvava alguma cousa, e não nos deixou sair – voltou na mesma condução c/ uns 20 sargentos nossos e firam ver o q. se podia fazer mas voltara, sem nada conseguir (impraticável a descida – muita agua) – Ficámos tristes – Á noite as q. estiveram de dia voltaram ao club e as outras vieram trabalhar –

 


PÁGINA 164

O serviço de dia e toda a noite foi evacuar os doentes; primeiro os melhores e por fim os piores. Tivemos uma reunião da chief Nurse Miss Almond: deixar Pizza o mais tardar até amanhã. No club não encontrei meu cantil e dormi com cêde e também a Jeane q. não foi trabalhar se excedeu na bebida e penso q. em outras cousas mais ficou até tarde a falar e a fumar, completamente embriagada (estava neste quarto só com americanas) – Dormi +-

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

03-11-44-5ª feira- Cidade de Pisa: – Levantei, e mal tive tempo para me vestir– ordem para descer. Deixei o pouco que me restava- em completa desordem. Não tem agua para beber, etc. Sinto-me triste. Em caminhões, molhadas até aos joelhos, fomos todas para o edifício em construção improvisado em hospital. Doentes por toda a parte, misturadas as enfermarias e nações- no chão, em padiolas, em camas tripê– uma confusão – louca!

O breakfast dos doentes, saiu tarde e o nosso, já havia perdido a esperança e sentia a cabeça estalar, quando

tivemos ordem para descer e nos alimentar, na medida do possível (não sei como conseguiram salvar ainda estes alimentos?), foi um milagre!

Fomos todas distribuídas pelas enfermarias- horario de 12 horas: de 7 às 19 e de 19 às 7hs. Só uma ficou uma na “O.R.” Foi um custo para encontrar os nossos feridos brasileiros– até no sótão, em cima e cheio d’água, haviam 5 deles. Subí por uma escada e fui até ao telhado e, de lá, vi todo o nosso acampamento inundado até o pico das tendas, em regiões mais baixas.

 Só tivemos uma refeição hoje! Distribuído primeiro: cigarros e chocolates para os pacientes. Água, só para dar medicamentos e com cuidado!

Às 16hs, mais ou menos, foi que saiu o almoço para eles e mais nada. O nosso foi mais ou menos às 18hs, em uma fila interminável (nem sei o que nos deram?)...

Dr. Ernestino, só apareceu tarde, quando um grupo de colegas e eu, tentava escapar, em um caminhão, para ir ao hospital, ver se salvava alguma coisa e, não nos deixou sair. Ele mesmo, voltou na mesma condução, com uns 20 sargentos nossos e foram ver o que se podia fazer, mas voltaram sem nada conseguir (impraticável a descida – muita água lamacenta). Ficamos tristes. À noite, as que estiveram de dia, voltaram ao Club e as outras vieram trabalhar.

Encontrei um feridonosso, numa padiola no chão, todo encharcado, imóvel, inconsciente, gelado, parecia morto- não sei quem é- Procurei agasalha-lo bem, após haver retirado tudo que estava molhado e dar-lhe um cordial quente. Graças à Deus, ele começou a respirar mais forte e a se reanimar. É pena que não possa estar ao lado deles nas enfermarias, pois vivo na sala de operações.

O serviço de dia e toda a noite, foi evacuar os doentes: primeiro os melhores e por fim os piores.

Achei no chão um punhalsinho abandonado com as iniciais:? .... VARELA na capa de couro, que guardei de lembrança.

Tivemos uma reunião da chief nurse: deixar Pisa o mais tardar até amanhã.

No club, não encontrei meu cantil e, dormi com sêde e, também a Jeane, que não foi trabalhar se excedeu na bebida e penso que em outras coisas mais (quando fica com saudades do esposo que está combatendo na França)- ficou até tarde a falar e a fumar, completamente no mundo da lua. Estava neste quarto, só com americanas. Dormi regularmente ........

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário