domingo, 22 de novembro de 2020

22 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Modelo de máscara anti gás usada na Segunda Guerra

PÁGINA 194

22-11-44- 4ª feira – 16th Pistoia:- 32nd F.H. em Valdibura Breakfast ás 7hs – Tudo pronto pª partir – Tenho muita tosse _ aproveito o tempo e escrevo – Escrevi uma longa carta para Nenê respondendo a tudo _ agóra estou em dia com ela e mais sossegada. Ás 11hs,30 almoço – Depois, tudo fóra, sentado sobre a bagagem aguardando a condução que nos levará ao Field Hospital_ Sól  Recebemos as mascaras contra gazes – mais ou menos a  13hs,30 foi que nos despedimos e partimos – parte em caminhão com bagagem: eu, J. Bebiano, Neuza, Dr. Breno Monteiro, Santos – Capt Ratsbona e o chauffeur _ noutro os sargentos com 1 reboque bagagem: - noutro Faria_ Octaviano – Quartucci Santos Teixeira, sold Lazaro e José Santos num gip: Dr. Major Alipio _ Capt Godofredo – Capt Reis _ A despedida foi comovente: triste por deixar certas pessôas e contentes por seguir para a frente: a viagem

 


PÁGINA 195

linda, agradável – subida da serra = Colina – muita destruição como sempre_ estrada e vista semelhante a Petropolis e Teresopolis – só cada vez mais frio – contornos de montanhas e em certos picos já recobertos de neve – Chegamos ao Field Hospital +- ás 16hs,30 _ muita lama _ frio _ corre perto movimentado rio _ instalação em prédio – logar aprazível – respira-se aqui a calma o socêgo, sentimos contentes e como que aliviadas de 1 grde peso! O capt. Rabisbona tudo nos providenciou com presteza e atenção e ainda receioso q. não nos sentimos bem – puro engano – Ficamos as 4 em qtos em cima – os oficiaes em baixo – os sargentos em tendas – Pouco  depois chegou Jacyra e agóra somos 5 – Foi só o tempo de arrumar a cama – trouxe 1 lampada e lógo entrou em função – Dr. Monteiro trouxe o Radio no cólo – Hora do jantar – As nurses americanas nos avisaram _ Este é o Hospital mais avançado. fica a 5 km +- do front – Está instalado apenas a 2 dias _ descemos já no escuro – regular caminhada e entramos no Reicivin – O refeitorio no sub solo _ Os últimos ficaram sem galinha (também cada uma comia quase ½ delas! Amanhã vou desforrar –

 


PÁGINA 196

Pequena instalação: sala Op. 2 mesas – material em malas um caso sério, pouco espaço – Sala curativo, preparo material e tbem com 1 p mesa pª operar – sala de shock – Sala R.X- na entrada é a portaria tudo q. é burocrático em cima no outro andar ás enfermarias com 24 leitos apenas ao todo _ Horario serviço de 16hs seguidas em equipes – após jantar – abriram-se as celebres canastras brasileiras e dela retirou-se o pouco material q. se poderia usar  aqui _ por hoje só ferros  _ as nurses nos forneceram algum e tratamos lógo de separar em especialidades – lavar enxugar e preparar as caixas – bacias ou caixas para esterilisar ainda esta noite – Já era bem tarde qdo voltamos ao room – consegui 5 fatias de pão recheado de passas pª nós e subimos _ Jura escalada pª noite caso tenha serviço _ chegamos _ nada de luz _ todos comeram sardinha e pão e nos despimos só com a luz do flaslight e tratamos de dormir – tão bom, há qto tempo não temos 1 qto! Lógo acordei – porque vieram chamar Jura serviço _  

 


 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

16TH EVACUATION HOSPITAL

- DESPEDIDA –

32nd FIELD HOSPITAL

22-11-44-4ªfeira–16th Pistoia e 32nd Field Hospital: Breakfast às 7hs,00. Tudo pronto para partir. Tenho muita tosse. Aproveito o tempo e escrevo uma longa carta para Áurea (Nenê), respondendo a tudo; agora estou em dia com ela e mais sossegada. Às 11hs,30’ almoço. Depois tudo fora, sentada sobre a bagagem aguardando a condução, que nos levará ao Field.

 Só mais ou menos a 13hs,30’ foi que nos despedimos e partimos. Parte em caminhão com bagagem: Jura, Carminha, Neuza, eu, Drs. Breno, Monteirinho, Santos, Cap. Ratsbona (oficial de Ligação do S. Saúde), e o chauffeur.

Noutro, os sargentos enfermeiros e soldados auxiliares: 1º sgtº Otaviano Lopes, 2º sgtº Alfredo Farias, 3º sgtº Artelino Santos.- Num jeep: Major Alípio Correa Netto, Capt. Godofredo Freitas e Edgardo Moutinho dos Reis.

A despedida foi comovente, triste por deixar certas pessoas e contentes por seguir para a Frente.

A viagem linda, agradável – subida da serra (Colina), muita destruição como sempre. Estrada e vista semelhante a de Petrópolis e Teresópolis, só cada vez mais frio – contorno de montanhas e em certos picos, já recobertos de neve.

- CHEGADA NO MESMO DIA -

Chegamos ao Field Hospital mais ou menos às 16hs,30’- Muita lama _ frio _ corre perto movimentado rio (FIUME LIMENTRA)

Instalação em propriedade já ocupada pelos alemães e abalada pelos bombardeios.

Lugar aprazível, respira-se aqui, a calma, o sossego, Sentimos contentes e como que aliviadas de um grande peso! O Capitão Ratisbona, tudo nos providenciou com presteza e atenção e ainda estava receoso de que não nos sentíssemos bem; puro engano...

Ficamos as quatro num quarto, em cima. Os oficiais em baixo. Os sargentos e praças em tendas.

MAIS UMA COLEGA

Pouco depois chegou:- Jacyra de Goés (do 7th Station – Livorno) e agora somos cinco.

Foi só o tempo de arrumar a cama. Trouxe uma lâmpada e logo entro em função. Dr. Monteiro trouxe o Rádio no colo. As nurses nos avisaram que estava na hora do jantar.

Este é o hospital mais avançado, fica a pouco quilômetros do “Q.G.” em Porreta. Está instalado apenas há 2 dias.

Descemos já no escuro – regular caminhada- entramos no Reicivin. O refeitorio no sub solo. Os últimos ficaram sem galinha (também, cada uma comia quase metade delas!) Amanhã, vou desforrar.

O hospital ocupa também uma propriedade abandonada pelo seu dono, um nobre, cujo nome está na placa de entrada: Guisseppe Verdi. Tudo adaptado nesta residência. Pequena instalação: Sala de Operações com duas mesas – material em malas (canastras)- um caso sério, pouco espaço. Sala de Curativos, preparo material e também com uma pequena mesa para operar. Sala de Shock: Sala de R.X. Na entrada (corredor) é a Portaria, tudo que é burocrático. Em cima, no outro andar, as enfermarias com 24 leitos apenas, ao todo. Horário de serviço: -Equipes cirúrgicas, 16 horas seguidas. Enfermarias de cirurgia: 12 horas e shock também. Pedi ao nosso novo Chefe de unidade: Major Alípio correa Netto, para separar o material cirúrgico, com o auxílio do Capitão médico Dr. Moutinho dos Reis. Após o jantar, abriram-se as célebres canastras brasileiras e, delas se retirou o pouco material aproveitável, que se pode usar aqui (pois continham instrumental francês, muitas peças inaplicáveis). As nurses nos forneceram alguns, mediante Relação que assinei, e assim a responsabilidade, para completarmos. Por hoje, só ferros. Tratamos logo de separar em especialidades, Dr. Reis e eu. Depois, eu e Jura, lavamos, enxugamos e preparamos as caixas – bacias, cubas etc para esterilisar ainda esta noite! Já era bem tarde quando voltamos ao room. Consegui 5 fatias de pão recheado de passas para nós e subimos. Jura escalada para esta noite, caso tenha serviço. Chegamos _ nada de luz. Todos comeram sardinha e pão e nos despimos só com a luz do flaslight e tratamos de dormir – tão bom, há quanto tempo não temos um quarto! Logo acordei porque vieram chamar Jura, ferido ...................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário