sexta-feira, 20 de novembro de 2020

20 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Modelo de postal de Natal de 1943 entregue aos soldados para preencherem e encaminharem para familiares.
Fonte:AIRGRAPH: COMUNICAÇÃO POSTAL NA SEGUNDA GUERRA (http://www.soficur.org.br/site/?p=793)


PÁGINA 191

20-11-44-2ªfeira – 16th Pistoia _ As 6hs,10 tocou o clarim e com preguiça me levantei- Vesti o uniforme em cima do pijama e fui pª o break (coisa q. ha muito tempo não fazia). Ás 7,30 entramos em serviço na O.R. – nada que fazer pª os brasileiros_ fui a tenda providenciei agua – lenha e amp apanhei diario e postaes e voltei – Verifiquei que me tiraram 1.000 liras da carteira _ fiquei triste – mais esta pª tirar o socêgo. As 11,30 almôço _ Depois escrevi postaes pª: Aida – Aymoré – Arminda – Alpha – Altina – Ás 14hs,00 deixamos o serviço – Bertha foi ao Q.G. e levou tudo inclusive a carta de Aurêa -  e trouxe minhas luvas _ Virei mexi e pouco arranjei – chegou a hora do jantar – dei minhas botinas pª o Lazaro (o praça que nos presta serviços – lenha- agua – acende o fogo etc.). Ás 17,30 jantar (saio sempre com fôme e vivo comendo sandwiches etc. nos inter-

 


PÁGINA 192

valos das refeições (sinto falta do lunch). Depois voltei á Sala pª escrever (tem calôr – socego e melhor luz). Soube que vou ser transferida. A minha bagagem cresce assustadoramente _ não temos socêgo. Chóve – Estou resfriada com tosse expectoração. Escrevi + 1 postal para Dr. M. Moreira e ainda um bilhete para Dr. E. M. Pôrto _ Dr J. Bastos Ferreira postal – aqui esteve o Gel Falconieri eu e Jura nos apresentamos _ Postaes pª Nene e Affonso – Chóve – estou cansada.- São 22,20 – Cpt. Miranda _ Resolvi esperar o mess – as 23,00 – irei dormir depois – Mjor Lemos – Qdo cheguei na tenda só tinha B. q. dormia – a lareira muito quente – H. não havia chegado – Começou a chover e a ventar-

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

 20-11-44-2ªfeira–16th Pistóia:- Às 6hs,10’ tocou o clarim, e com preguiça me levantei. Vesti o uniforme em cima do pijama e fui para o breakfast (coisa que há muito tempo não fazia).

Às 7hs,30’ entrei em serviço na O.R. –Nada que fazer para os brasileiros. Fui à tenda, providenciei: água, lenha e apanhei Diário e postais e voltei. Verifiquei que me tiraram 1.000 Liras, da carteira; fiquei triste, mais esta para tirar o socego. Às 11,30- Depois escrevi postais para: Aida, Aymoré, Arminda, Alpha, Altina. Às 14hs,00 deixamos o serviço. Bertha foi ao “Q.G.” e levou tudo inclusive a carta de Áurea, e trouxe minhas luvas. Virei, mexi e pouco arranjei. Chegou a hora do jantar.  

Dei minhas botinas para o Lazaro (o praça que nos presta serviços: lenha, água, acende o fogo, etc.). Às 17hs,30’ jantar (saio sempre com fome e vivo comendo sandwiches etc. nos intervalos das refeições (sinto falta do lunch). Depois voltei à Sala para escrever (tem calor – socego e melhor luz). Soube que vou ser transferida. A minha bagagem cresce assustadoramente. Não temos socego. Chove. Estou resfriada, com tosse, expectoração. Escrevi mais um postal para Dr. Mario Moreira, meu primo, Dr. José Bastos Ferreira, e ainda um bilhete.

 Aqui esteve o Gal. Falconieri: eu e Jura nos apresentamos. Postais para Nene e Affonso (manos). Chove. Estou cansada. São 22hs,20’. Resolvi esperar o Mess às 23hs,00, irei dormir depois. Quando cheguei na tenda só tinha Bertha que dormia– a lareira muito quente. Helena não havia chegado. Começou a chover e a ventar................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário