sábado, 7 de novembro de 2020

07 DE NOVEMBRO DE 1944

 


PÁGINA 173

7-11-44 – 3ª feira Florence 24th G.H.

7 ½ Breakfast – Depois sempre as voltas com roupas molhadas, pª marcar e mandar lavar  _ Estou com forte reação de vacina – Ás 11hs,30 almoço – Depois o nosso Major Dr. Ernestino veio nos ver e trouxe uns comestiveis (fiquei c/ 1 lata bananada e 1 de sardinha) Os biscoitos foram repartidos – Lógo tbem estiveram aqui distintos os oficiaes brasileiros cujos nomes estão acima e + 2 praças – Tbem nos visitaram  os Drs Rozario e Bandeira Mello e Saceinet _ Elza e Berta  insistia pª q. fosse a cidade e no fim fiquei na mão  - Chovia – levei capa e galocha – fui c/ 1 capt e 1 nurse americana em 1 grde geep e desci na catedral – Levei chocolate e fosforo pª “Isa” e passei na casa SPulcioni e fiz o negocio q. pretendia no valor de 880 liras por cig. (Talheres nietre = trabalho florentino) Depois entrei numa casa americana comprei: 1 pen tamancos nº 32

 


PÁGINA 174

por 15 liras só – 1 vidro tinta caneta 10 l- ppel aéreo pª cartas de Helena 20 lrs – Nada  mais tendo q. fazer tratei de arranjar condução e logo 1 cpt americano q. abordei na rua, foi  buscar seu geep e c/ seu companheiro Tte me trouxeram até ao 24 Hosp. Bertha não havia saído e eu ia ficar esperando toda a vida – Deixei tudo na cama e desci pª o jantar _ Subi – ajeitei tudo e fui conversar com as enfermeiras americanas

Ela me deu guloseimas e saí – Soube então q. houve uma reunião:  - trabalhar amanhã – deixar nome na cama e dinheiro pª pagar lavadeira – não usar tôuca _ As 6,30 prontas no hall e já de breakfast tomado – para seguir c/ a chief pª Hospital – estou escalada pª E4X _ Que tristeza ter q. levantar cêdo – estou c/ 1 grde espinha no rosto – vou tratar de deitar-me; ás 20hs,15 ___ Fizeram tanto barulho custei a dormir – Carmem Bebiano baixou á enfermaria com (impotencia funcional).

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

7-11-44–3ªfeira-Florença:-7,30’, breakfast. Depois, sempre às voltas com roupas molhadas, para marcar e mandar lavar. Estou com forte reação da vacina. Às 11hs,30’ almoço.

Após a refeição o nosso chefe Dr. Ernestino veio nos ver e trouxe uns comestíveis (fiquei com uma lata bananada e uma de sardinha). Os biscoitos foram repartidos. Logo, também estiveram aqui distintos oficiais brasileiros, cujos autógrafos não consigo ler bem: SALDANHA, major chefe do Serviço Especial - ALVARO DE SÁ – chefe do Serviço Esp. Do 11º R.I., e mais dois praças: cabo, NALDO? Do S. Esp. Florença e cabo: MINTHAIS LOUREIRO, do mesmo Serviço. Também nos visitaram os Drs. ROSÁRIO, BANDEIRA DE MELO e SACHINET.

Berta e Elza insistiram para que fosse à cidade e, no fim, fiquei na mão sozinha. Chovia– levei capa e galochas. –Fui com um capitão e uma nurse, em um grande jeep. -Desci na Catedral. Levei o prometido para Iza, e passei na casa Spulcioni, fiz o negocio que pretendia no valor de 880 liras- cigarros (Talheres de metal- trabalho florentino). Depois, entrei numa casa americana, comprei: 1 par de tamancos por 15 liras só. 1 vidro de tinta caneta, 10 liras.- papel aéreo para Helena, 20 liras. Nada mais tendo que fazer, tratei de arranjar condução e logo um capitão norte americano que abordei na praça, foi buscar seu jeep e, com seu companheiro Lt.me trouxeram ao 24th. Hosp. – a nossa vida é sempre assim, ao léo da sorte – arriscando e aproveitando os bons imprevistos. Sem condução, usando todos os meio de transportes – vencendo todas as distâncias, à pé, ao sol, ao vendo, à chuva, ao pó, ao frio, em caminhões, jeeps, ambulâncias.- Berta não havia saído e eu, ia ficar esperando toda a vida. Deixei tudo na cama e fui conversar com as nurses. Ela me deu guloseimas e saí –

Soube então que houve uma reunião: trabalhar amanhã – Deixar o nome na cama e dinheiro para pagar lavadeira e (não usar touca)- Estar às 6,30’ prontas no hall e já de breakfast tomado,  para seguir com a Chief para o hospital. Estou escalada para: E 4 X. Que tristeza ter que levantar cedo!– Estou com uma grande espinha no rosto.

Carmem Bebiano baixou à enfermaria com: Impotência Funcional (toda curvada). Vou tratar de deitar-me. São 20,15’. Fizeram tanto barulho. Custei a dormir.........

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário